terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Campeonato Brasileiro de Futebol - 2009 - Última rodada

E após alguns meses do início do campeonato brasileiro de futebol de 2009, estamos aqui para falar da última rodada (JÁ!). Realmente o tempo passa muito rápido e os leitores devem lembrar da análise que eu fiz antes da primeira rodada do campeonato que está nesse link abaixo.

http://leraiser.blogspot.com/2009/05/campeonato-brasileiro-de-futebol-2009.html

Muitos devem ter concluído que eu errei feio em alguns palpites. O maior deles talvez tenha sido o Avaí e o Grêmio Barueri, que eu realmente não apostava nada e jurava que eles seriam rebaixados, porém a verdade é que eles surpreenderam muitos times grandes e surpreenderam todo o Brasil que menosprezou os pequenos do Brasileirão.

O Avaí com uma campanha fraca no início teve uma bela arrancada graças a união do conjunto que ainda acho limitado e pela grande competência do técnico Silas. O time acabou garantindo uma vaga na Copa Sul Americana do ano que vem.

O Grêmio Barueri contou com a união do grupo e com o bom meio de campo e os bons atacantes Pedrão, e depois Val Baiano e Thiago Humberto!!! Manteve a regularidade por todo o campeonato.

Decepções vem por parte do Corinthians que acabou perdendo três peças fundamentais no time, como Cristian, André Santos e Douglas e com a natural acomodação após a conquista da Copa do Brasil, onde já garantiu sua passagem para a Libertadores da América, isso sem contar a contusão de Ronaldo que acabou fazendo falta para o time do Pq. São Jorge durante boa parte do campeonato.

Decepção também para a torcida do Sport, que começou o ano com a esperança de uma grande campanha na Libertadores (que acabou sendo apenas normal) e terminou o ano com um melancólico rebaixamento para a série B e na lanterna!!

Outro time que de certa forma decepcionou foi o Fluminense. Uma equipe que trocou muitas vezes de técnico, mostrou muita instabilidade no elenco, na comissão técnica e na diretoria e que até algumas rodadas estava na lanterna do campeonato e ficou na zona do rebaixamento durante 27 rodadas. Mais ou menos em cima da hora Fred voltou de uma contusão, o argentino Conca voltou a jogar bola e o técnico Cuca conseguiu organizar e unir o time numa grande arrancada que fez o time praticamente escapar do rebaixamento. Algo heróico já que o Fluminense estava completamente desacreditado durante boa parte do campeonato. Incrível é que o Flu está disputando até a final da Copa Sul Americana com o time da LDU do Quito. Mesmo assim, tudo muito abaixo dos meus palpites.

Cruzeiro, Vitória e Goiás apresentaram o futebol esperado na época do post sobre o início do campeonato. Assim como o desesperado Santo André, que deve cair e o Náutico que já caiu.

O Atlético Mineiro e o Atlético Paranaense foram um pouco melhor do que eu esperava. Já Santos, Botafogo, Grêmio e Coritiba ficaram um pouco abaixo das minhas expectativas. Inclusive, Botafogo e Coritiba correm grandes riscos de serem rebaixados para a Série B.

O Inter caiu muito de produção, mas acabou se recuperando a tempo de garantir a vaga na Libertadores com uma rodada de antecedência e sonhar com o título. O problema é que eles dependem da boa vontade do seu arqui rival. O Grêmio precisa bater o Flamengo no RJ para o colorado faturar o título. Obviamente, isso após o Inter bater o quase morto Santo André, em casa.

O São Paulo jogou bem em grande parte da competição, mas acabou tropeçando em alguns jogos, principalmente nas últimas rodadas e vai ter que se conformar apenas com a vaga na Libertadores. Mesmo assim, o time do São Paulo atual é melhor do que aquele que ganhou o campeonato do ano passado.

O Palmeiras que liderou o campeonato, a maior parte do tempo, acabou tropeçando em si mesmo, de uma forma lamentável, e perdeu a chance de ser campeão brasileiro novamente. Na virada do primeiro para o segundo turno era dado como certo que o Palmeiras faturaria o caneco. Mas parece que a contratação de Muricy e a vinda do artilheiro Vágner Love não ajudaram muito a equipe, pelo contrário, só atrapalhou o rendimento da equipe.

E por fim o Flamengo que eu acreditava que pegaria uma vaga na Libertadores, não só garantiu a vaga já como possivelmente será o campeão brasileiro de 2009. Graças não só ao imperador Adriano, mas ao resto do time que acabou se superando e apresentando um bom futebol, mesmo com um elenco normal. Até o MUITO desacreditado Petkovic voltou a jogar bem e virou até peça essencial desse time. Claro que o Flamengo também deve muito por essa evolução, ao novo técnico, Andrade, que arrumou a equipe de uma maneira surpreendente.

Após a rodada eu posto meus comentários finais sobre um dos melhores campeonatos de todos os tempos e com certeza o melhor da era dos pontos corridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário