segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Eliminatórias 2010 - Decepções e surpresas!

Bom pra finalizar de uma vez por todas o assunto eliminatórias da copa de 2010 vou falar um pouco das decepções e surpresas.

Em primeiro lugar, sem comentários a eliminação da seleção da Rússia, que tinha tudo para fazer uma grande Copa com um elenco que eu considero bom, mesmo estando fora da grande competição. Talvez eles tenham mais maturidade e concentração para arrumar uma vaga para a copa de 2014, no Brasil. Mas isso só o tempo dirá!!

Continuando na Europa, a Bósnia acabou tendo a infelicidade de pegar a seleção de Portugal que mesmo com a ausência de Felipão, que era a grande arma dessa seleção, ainda pode complicar para seleções emergentes ou medianas. Vale lembrar que o brasileiro naturalizado português, Liédson, vem jogando bem!!

A seleção da Grécia não estava na minha lista, mas acabou pegando a seleção da Ucrânia ( que também não estava na lista) e a raça acabou imperando em campo, com a classificação grega para a Copa.

As surpresas da Europa foram a classificação das seleções da Eslováquia e Eslovênia, que na minha opinião só vão servir para confundir torcedores e jornalistas menos informados.

E para finalizar o assunto Europa, a grande polêmica com certeza foi o gol de mão do francês Henry, no jogo entre França e Irlanda. Sinceramente, mesmo que o juíz anulasse o gol, o jogo seria decidido na disputa de penalties. E caindo na real, o time da Irlanda não é grande coisa, assim como o da França. A vantagem é que a França mesmo com suas limitações apresenta um futebol agradável, diferente da retranca irlandesa. Dizem que o jogo será anulado, mas eu duvido que isso vá acontecer.

No playoff Ásia/Oceania a grande surpresa foi a Nova Zelândia. Com um time bem ruim, comeu pelas beiradas graças a surpreendente eliminação da Árabia Saudita, diante da medíocre seleção do Bahrein que posteriormente acabou eliminada pela própria seleção da Nova Zelândia. Eu esperava mais da seleção árabe.

África sem grandes surpresas. A experiência acabou pesando na disputa entre as seleções de Camarões e Gabão, no grupo 1. Eu apostei na inocência da seleção de Gabão. Mas esse não foi um erro gritante. Apenas uma ousadia da minha parte. Nos outros grupos, tudo normal.

E por fim, nas Américas, a seleção uruguaia mesmo com um time horrível, acabou jogando com toda raça possível, e isso eles tem mesmo, e acabou derrubando o Equador e a Costa Rica, que pecam pela falta de experiência e raça que os uruguaios certamente tem.

Me surpreendi um pouco com o sufoco que a Argentina acabou tomando nas últimas rodadas das eliminatórias. Mas espera aí, o Brasil campeão de 1994 e 2002 passou por problemas semelhantes nas eliminatórias dessas duas Copas. Então é bom o pessoal ficar em alerta com nossos vizinhos!!

Próximo post sobre a Copa, vou comentar sobre os grupos da Copa. O que eu posso dizer até então é que o Brasil pode ter grandes pedreiras pela frente. Já que podem cair no grupo que tem França, um time africano e o México. Tornando a primeira fase em algo dramático. O que é verdade é que poderemos ter até 2 ditos grupo da morte nessa Copa. Portanto aguardem até o sorteio do dia 04/12, pois teremos grandes surpresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário