sábado, 9 de maio de 2009

Campeonato Brasileiro de Futebol - 2009

Interrompendo um pouco nossa ótima série sobre a legendária carreira solo de Ronnie James Dio, hoje vou falar um pouco sobre futebol, de preferência o futebol brasileiro que possui, na minha opinião o melhor campeonato de futebol do mundo, é emoção garantida do começo ao fim, independente das circunstâncias.

Pois bem, o campeonato começa esse fim de semana, e será um dos campeonatos mais disputados dos últimos anos, devido a grande leva de craques que voltaram a atuar no Brasil, e também devido a crise financeira mundial que impediu que muitas revelações fossem negociadas para times da Europa.

Os grandes favoritos para levantarem o caneco, sem dúvida alguma estão no Sul/Sudeste do país, mais precisamente no eixo RS e SP. Corinthians, Inter e até mesmo o São Paulo são os grandes favoritos para faturarem o campeonato. O Corinhtians está com a moral nas nuvens, com a volta do grande craque Ronaldo aos campos brasileiros e com o título paulista ganho de forma invicta o Corinthians pode ter apenas um rival nessa disputa, ele mesmo e a maratona de jogos no primeiro semestre, pois paralelamente ao brasileiro o Corinthians está disputando a Copa do Brasil, essa pode ser a única pedra no sapato do Corinthians.

O São Paulo sempre dá muito trabalho em campeonato de pontos corridos, especialmente os mais longos, no qual é provavelmente o único time que aprendeu realmente como joga-lo, os últimos 3 campeonatos não deixam dúvidas. Destaque no time para o atacante Washington, que é um dos melhores jogadores da posição atualmente.

O Inter tem uma grande equipe, híper entrosada, que já jogam juntos há mais de 1 ano e provou que podem dar muito trabalho, inclusive eles também faturaram o campeonato estadual de forma invicta e antecipada e o mais importante, dificilmente eles irão desmanchar o time até o fim do ano. Um time repleto de craques como Nilmar, o argentino D'Alessandro, Alecsandro e a revelação Taíson.

Num segundo plano, pode-se dizer que Cruzeiro do gladiador Kléber que está em grande fase e de um banco de reserva invejável, eles tem muitas opções e podem disputar facilmente dois campeonatos de uma vez sem enfrentar problemas de cansaço ou desfalques. O Grêmio, que apesar de não ter uma equipe tecnicamente boa, tem um time que sempre mostra muita garra e tem capacidade para faturar uma vaga e até o caneco, isso se eles não faturarem a própria Libertadores, já que são favoritos, destaque para o argentino Maxi Lopez que parece estar entrando numa ótima fase e pode fazer muitos gols nos gramados brasileiros.

O Palmeiras é outro time desse segundo plano, se arrumar algumas peças na defesa e ataque, pode fazer parte do grupo de favoritos junto com São Paulo, Inter e Corinthians. Mas essas contratações teriam que ser muito boas, porque só com o elenco atual o time pode acabar enfrentando dificuldades até para beliscar uma vaga na Libertadores de 2010. Além disso precisa torcer para Keirrison voltar a marcar gols e Diego Souza não ser suspenso.

Fluminense, Santos e Flamengo completam esses times do segundo plano. O primeiro conta com o retranqueiro Parreira e com uma boa equipe do meio pra frente, destaque para o goleador Fred e o meia atacante Dario Conca. O Santos tem um time jovem, extremamente veloz com muitas revelações e grande poder de reação, além disso tem um grande técnico no banco de reservas, o Vágner Mancini, que já ganhou a copa do Brasil com o fraco Paulista de Jundiaí e fez ótima campanha com o Vitória no ano passado.

O Flamengo tem uma equipe regular, que está apostando todas as fichas na volta por cima do atacante Adriano para faturar alguma coisa positiva no campeonato.

Tem os times que possivelmente brigarão apenas por uma vaga na Copa Sul Americana. No caso o Atlético Mineiro, que possui um time bem melhor que os anos anteriores. Botafogo, que esse ano possui apenas uma estrela na equipe, a do símbolo do time, porque os jogadores não são grandes coisas. Goiás, de Iarley e do bom técnico Hélio dos Anjos que arrumou a equipe na temporada anterior, Sport que tem uma equipe inferior da que conquistou a Copa do Brasil ano passado, Coritiba de Marcelinho Paraíba que reencontrou seu futebol e talvez o Vitória que massacrou o Atlético Mineiro na Copa do Brasil em casa e talvez use seu estádio e a força da torcida para conquistar pontos.

E por fim tem os times que devem brigar para não cair, nesse grupo eu incluo o Atlético Paranaense, já que um time grande sempre cai, dessa vez aposto minhas fichas no Furacão que tem uma equipe bem limitada e já vem demonstrando um futebol fraco há alguns anos.

Santo André e Grêmio de Barueri também devem sofrer muito com o fantasma do rebaixamento, especialmente o time de Barueri que apresentou um futebol bem fraco no campeonato Paulista e deve inclusive ser o lanterna do campeonato.

Náutico tem apenas a esperança de conquistar pontos em seu estádio, com a pressão de sua fanática torcida, assim como fez nos dois últimos anos para escapar do rebaixamento.

E por fim o Avaí, de Santa Catarina, que manteve a base do ano passado, porém isso não é suficiente para respirar em um campeonato longo e difícil como a Série A do Brasileirão.

Enfim, tenho certeza que esse será um dos melhores e mais emocionantes campeonatos dos últimos anos, agora é só esperar pelos jogos e seus resultados. Durante as próximas semanas voltarei para falar mais sobre esse grande campeonato!

Ps: Lembre-se que o futebol não é algo exato, portanto não se espante se ocorrer exatamente o contrário de tudo que eu postei acima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário