terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Chemical Wedding


Lançado em 2008, esse filme com certeza os fãs de Heavy Metal já ouviram falar e com certeza despertou muito interesse nos mesmos.

Dirigido por Julian Doyle e escrito pelo legendário THE Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, Chemical Wedding na Europa ou Crowley nos EUA é um filme inspirado no famoso e controverso ocultista Aleister Crowley, que inspirou muita gente, principalmente no meio do rock and roll, como o próprio Bruce além dos Beatles, Black Sabbath, Ministry, Ian Gillan, Marilyn Manson, Raul Seixas e Jimmy Page, que até comprou sua mansão perto do Lago Ness. Curioso que essa é provavelmente a primeira vez que Crowley é interpretado nas telas do cinema.

Estrelando Simon Callow como o professor Oliver Haddo, Kal Webber como o Dr. Joshua Mathers, Jud Charlton como o assistente Victor Nurberg, Lucy Cuden como a ruiva universitária Lia Robinson, John Sharpnel como o próprio Crowley que aparece no início do filme e tem até uma participação do Bruce Dickinson no filme, vamos ver se vocês descobrem em que parte ele aparece....

A trama é completamente maluca e pode até ser meio complicada para algumas pessoas, mas vou tentar explicar. A história começa em 1947 mostrando os últimos minutos de vida de Aleister Crowley, que conversa com dois garotos sobre um ritual mágico envolvendo claro o Sex Magick. Depois a trama avança alguns anos, a história é dividida em 4 dias, começando obviamente pelo dia 1, mostrando uma grande universidade britânica onde leciona o tímido professor universitário e maçom Oliver Haddo, que além de ter um aspecto físico meio engraçado e ter um jeito bem desastrado, também é gago. Porém Haddo tem um bom conhecimento de mágica e sabe fazer pequenos truques ocultos sendo que ele é capaz até de transformar água em vinho!! Um dos garotos que estavam com Crowley no momento de sua morte, é um professor nessa universidade.

Paralelo a isso, Dr. Joshua Mathers chega na universidade para participar de um experimento com um fantástico foguete criado por um dos professores da Universidade. Quando Joshua chega na universidade ele é abordado pela aluna de Oliver Haddo, Lia Robinson que se mostra interessada em fazer uma entrevista com o cientista para o jornal da universidade.

Um dos assistentes e responsáveis pela operação do tal super foguete é Victor Nurberg, um aficcionado pela obra de Aleister Crowley e praticante de magia que acaba inexplicavelmente incluindo ritos de magia de Crowley no sistema operacional do foguete. Por volta do 2º dia esse mesmo Victor convence o professor Haddo a entrar na máquina para passar por uma suposta viagem astral. E é nesse momento que Oliver Haddo acaba sendo possuído por nada mais nada menos que o thelemista Aleister Crowley!!

Logo podemos perceber a grande influência que o clássico "O Professor Aloprado" teve na trama.

E em sua primeira aparição após a "possessão", o professor Haddo logo solta uma das mais célebres pérolas do filme, citando um Shakespeare distorcido, "To pee or not to pee" (mijar ou não mijar).

É nesse momento que a história passa a ficar interessante. Afinal várias coisas malucas começam a acontecer no campus da faculdade e o até então tímido e gago professor Haddo passou a ser um maluco com uma ótima didática e tomando atitudes completamente controversas e bizarras, chocando a todos, incluindo seus colegas maçons. Além de se envolver em sórdidas experiências sexuais, que acabam sendo até "mortais".

Em 3 dias a ressureição de Crowley estaria completa e ele tomaria conta do corpo do professor definitivamente. Tudo só dependia de um ritual mágico e sexual envolvendo uma garota ruiva, no caso a Lia Robinson estaria envolvida nesse ritual. E certas situações misteriosas estariam acontecendo no campus e na região da universidade para que Lia, uma garota bem curiosa, fosse atrás do professor possuído para a conclusão de sua ressurreição.

Bruce explorou bem o filme recheando ele com MUITAS referências do trabalho de Crowley, de ritos da maçonaria, do misterioso livro Chymical Wedding, da AMORC e do ocultismo em geral.

Algumas referências bem legais como o protetor de tela que tem o nome do tal foguete que é Z93. Para os praticantes de Thelema, filosofia/religião mágica criada por Crowley. O número 93 é usado pelos thelemistas como uma saudação entre eles, número que obviamente possui um significado oculto. O significado que você pode encontrar em uma famosa música do Raul Seixas, além de Haddo usar a tal frase com bastante freqüência após sua possessão. Enfim, são muitas referências, essa eu achei particularmente muito boa.

No filme, Crowley é retratado como um homem extremamente polêmico. Na vida real, aparentemente, ele era assim mesmo. Uma pessoa bem irônica que falava o que pensava, além de divulgar muitos segredos do ocultismo. Em certos momentos ele aparenta ser um depravado sexual, mas isso é apenas magia sexual. Realmente um personagem bem interessante. E o ponto alto é exatamente a fantástica atuação de Simon Callow como o professor possuído.

As cenas contendo sexo são bem curiosas também. E também outras cenas bem cômicas incluindo o possuído professor Haddo, mijando em seus alunos durante uma de suas aulas. (To pee or not to pee)

O fim do filme é bem interessante e a história dá uma grande reviravolta, que é, possivelmente, bem inesperada por grande parte do público.

Enfim, misturando o humor, com ficção científica e muitos elementos de filmes de terror B, é uma história bem divertida, principalmente para quem tem um certo conhecimento sobre Aleister Crowley e sobre ocultismo em geral. Vale à pena assistir se você gosta do assunto ou se você gosta de coisas realmente bem fantásticas e bizarras. Se você é fã de filmes B, principalmente aqueles europeus dos anos 70, vá assistir imediatamente!!

Ahh claro, mais um detalhe!!! A trilha sonora obviamente possui músicas do Iron Maiden e da carreira solo do Bruce Dickinson...

Nenhum comentário:

Postar um comentário