segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Lista: Filmes de Natal......e Ação de Graças!!


No espírito natalino, resolvi postar uma pequena lista com grandes ou pelo menos, importantes filmes de Natal. Uma época muito especial que parece marcar a vida de muitas pessoas.


Na alegria ou na tristeza, com sua carismática comemoração envolvendo árvores enfeitadas com vários tipos de acessórios coloridos, renas voadoras e um generoso senhor que mora no Pólo Norte chamado Papai Noel, patrocinado pela Coca Cola que envia presentes para todas as crianças do mundo. Uma bela comemoração que normalmente reúne todas as famílias e que celebra a vinda de Jesus Cristo ao mundo. E a maior parte dos filmes natalinos retratam bem esse espírito, a vontade de estar com sua família, a união e a solidariedade entre todas as pessoas.


- Feliz Natal (Merry Christmas)

Estrelando Daniel Bruhl e Diane Kruger, é um filme europeu lançado em 2005. A história se passa durante a 1º Guerra Mundial em 1914, onde durante a noite de Natal, os rivais resolvem deixar de lado suas armas e dar um abraço no inimigo esquecendo todas suas diferenças, celebrando a data e mudando a vida de pessoas de diferentes nacionalidades, envolvendo ingleses, franceses e alemães. A matança passa a ser algo inútil durante a noite natalina.


- Esqueceram de Mim (Home Alone)

Filme clássico que provavelmente todo mundo deve ter visto, graças a celebre atuação do garoto prodígio Macaulay Culkin e da super exposição que ele teve na época. O filme conta a história do esperto Kevin, que na época do Natal acaba sendo esquecido pelos seus pais em uma viagem para Paris e o menino acaba ficando durante a comemoração do Natal sozinho em casa. Porém recebe uma visita nada desejada. Alguns ladrões resolvem saquear a casa do garoto, mas acabam se dando muito mal graças à astúcia do pequeno garoto e de suas incríveis armadilhas. Um clássico, mas realmente já deu o que tinha que dar. A continuidade do filme, Esqueceram de Mim 2, Perdido em Nova York, não é tão boa como a primeira. E o sucesso foi relativamente menor. Existem a terceira e a quarta parte da série Home Alone, sem o Macaulay Culkin, mas que nem vale a pena comentar.


- Férias Frustradas no Natal (National Lampoon’s Christmas Vacation)

Clássica comédia da série “Férias Frustradas” estrelando o legendário Chevy Chase como Clark Griswold, que resolve mais uma vez tentar fazer com que sua família tenha um feriado feliz. Dessa vez ele faz de tudo para ter o Natal perfeito, mas parece que as coisas não funcionam direito. O filme inclui Clark procurando pela árvore de Natal perfeita, que acaba sendo um fiasco, a expectativa de ganhar um bônus de Natal para a construção de uma piscina no quintal, a vinda de vários familiares pentelhos na sua residência para comemorar o feriado e as óbvias trapalhadas clichês como o Peru queimando ou o gato sendo eletrocutado e outras coisas cômicas,que acabam fazendo desse filme uma das melhores comédias de Natal e mais um clássico desta ótima série de filmes! Existe a “sequência” do filme natalino, que é o Férias Frustradas de Natal 2, com a família do Primo Eddie.


- O Grinch (How the Grinch Stole Christmas)

Estrelando Jim Carey e inspirado no livro do Dr. Seuss, The Grinch Stole Christmas. Basicamente a história é sobre um monstro verde chamado Grinch, no qual uma pequena menina não quer que ele passe o Natal sozinho e por isso convida ele para comemorar o feriado em sua cidade. Mas o povo da cidade passa a rir do estranho monstro e ele acaba se irritando e resolve acabar com o Natal, se fantasiando de Papai Noel e roubando todos os presentes. Uma história meio água com açúcar com um final feliz. Típico da maioria dos filmes com Jim Carey, talvez esse seja um pouco mais açucarado.


- Um Herói de Brinquedo (Jingle All the Way)

Comédia estrelando o atual governador da California e exterminador do futuro Arnold Schwarzenegger como o vendedor de colchões Howard Langston, mora com sua esposa e seu filho, como uma pequena família típica, porém Howard é um pai muito ausente e por se dedicar demais ao seu trabalho acaba não dando a atenção necessária ao seu filho e quando o garoto já está completamente arrasado ele promete um presente para ele, no caso o boneco Turbo Man. Porém para arrumar esse boneco o personagem do Arnold se mete em muitas enrascadas já que o brinquedo está praticamente esgotado. Realmente uma história simples e muitas vezes soando comum, mas o filme acaba sendo bem divertido, como uma das melhores comédias de Natal.


- Um pedido de Natal (All I want for Christmas)

Filme que conta a história de duas crianças que querem apenas um presente de Natal, que seus pais, então separados, voltem a ficar juntos. Não há muito o que dizer sobre o filme, mas a participação de Leslie Nielsen como o Papai Noel você já pode esperar algo bom.


- Nightmare Before Christmas

Não sei se esse filme se encaixa no Natal ou no Halloween, mas enfim, a história me lembra aquela famosa música dos Garotos Podres, “Papai Noel”. Pois bem, nessa animação de Tim Burton, Papai Noel é seqüestrado e torturado por Jack, que vive na cidade do Halloween que por pura inveja da beleza da cidade do Natal resolve praticar essas atrocidades. Acho que não precisa dizer muita coisa né?! Sensacional!


- Scrooge

Adaptação musical de 1970 do clássico de Charles Dickens, “A Christmas Carol”, estrelando Albert Finney como o próprio Ebenezer Scrooge, um homem ganancioso, ranzinza e chato que reclama de tudo e não gosta de nada até que recebe a visita de quatro fantasmas no dia de Natal que mostra para ele como seu comportamento aça sendo negativo para os outros e principalmente para si mesmo. Uma das melhores histórias de Natal. Um verdadeiro clássico! Vale lembrar também a adaptação que a Disney fez estrelando o Tio Patinhas (Uncle Scrooge), que provavelmente muita gente conheceu a história através dessa animação.Existe uma versão com os Muppets também. Jim Carey vai interpretar Scrooge em uma nova versão do filme que foi lançado recentemente.


- Thomas Kinkade’s Christmas Cottage

Filme que conta a história real do famoso pintor Thomas Kinkade, que acaba enfrentando sérios problemas financeiros com o risco de sua mãe perder o chalé onde vivem. Para superar toda essa situação, o artista acaba aceitando pintar um mural em sua pequena cidade. No fim das contas ele acaba descobrindo seu verdadeiro dom como artista e traz o brilho natalino para a pequena cidade. Me espantei por descobrir que existe um filme sobre esse pintor. Seus quadros realmente lembram o Natal.



- Papai Noel Conquista os Marcianos (Santa Claus Conquers the Martians)

Filme muito antigo, dos anos 60 que conta a história de marcianos que se incomodam com uma entrevista que o Papai Noel deu a um noticiário na TV e então resolvem proibir seus filhos marcianos de assistir televisão. Realmente um filme tosco e uma história mais tosca ainda. Vale a lembrança graças a clássica redublagem “Santa Claus e o Pozinho Mágico” feita pelo Tela Class do Hermes e Renato, que é muito melhor que a história original.



Bônus: Não é Natal, é Ação de Graças!

- Antes Só do que Mal Acompanhado (Planes, Trains and Automobiles)

Eu sei, eu sei que não é um filme natalino, afinal ele se passa um mês antes, em outro feriado muito celebrado nos EUA, o dia de Ação de Graças, mas mantém aquele espírito de união e familiar do Natal. Possivelmente o melhor filme de feriados que eu já vi em toda minha vida, por isso merece uma menção mais do que honrosa aqui. É uma das melhores comédias de todos os tempos também. Estrelando nada mais, nada menos que Steve Martin e John Candy. Um timaço!! Steve Martin é Neal Page um pai de família certinho que faz de tudo para voltar para casa o mais rápido possível para reencontrar sua família, mas acaba encontrando milhares de empecilhos, muito engraçados por sinal, graças as trapalhadas do mala Del Griffith (John Candy). A cena da explosão do carro é a melhor!!!

Óbvio que existem mais filmes natalinos. Alguns são verdadeiros clássicos e outros até mais importantes, mas essa é apenas a lista dos filmes que de alguma forma eu achei mais interessante. Com certeza, estou esquecendo alguns, afinal o que mais tem por aí são filmes de Natal...

E você?? Lembra de mais algum?? Deixe seu comentário!!

E Feliz Natal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário