quarta-feira, 13 de maio de 2009

Analisando friamente o trabalho de Dio - Parte 04 - Dream Evil


Voltando para a última parte dessa sessão sobre a fase clássica da carreira solo de Dio. Em 1987 após uma pequena pausa, Dio entra no estúdio e lança o 4º álbum de sua carreira solo, Dream Evil. Um disco que mostra a banda bem mais sombria em relação aos outros lançamentos, principalmente em termos de produção, na maior parte do tempo o conceito do álbum são os sonhos, que passam a ser a fuga da dura realidade que vivemos.

Na época o disco fez bem menos sucesso em relação aos seus antecessores e apesar de possuir grandes melodias como nos dois singles "All the Fools sail away" e "I could have been a dreamer", porém na maior parte as músicas possui um refrão repetitivo sem muito trabalho de vocal, apenas Dio repetindo o nome da faixa, assim como ocorre em "Night People" e "Sunset Superman", fazendo muitos fãs torcerem o nariz para o disco, outra coisa que pegou foi a produção, já que o disco tem uma sonoridade sombria, porém é difícil saber se foi de propósito ou se o engenheiro era ruim, porque apesar de tudo o disco soa até meio abafado em alguns momentos. O trabalho de Craig Goldy também foi um pouco criticado, com alguns fãs fazendo as típicas comparações que acontece como grande parte de sucessores de grandes músicos sofrem, um clichê do rock and roll. De fato, Viv Campbell era superior em termos de técnica, mesmo Craig sendo um bom guitarrista.

Apesar dessas pequenas falhas no álbum, hoje em dia "Dream Evil" é considerado um clássico pelos fãs da banda e de heavy metal em geral. Destaques para a faixa título e para "All the Fools Sail Away" que possui um solo de teclado muito bom.
O álbum começa com “Night People” que descreve os fãs de rock e suas sensações durante um show de rock.
“Dream Evil” descreve os sentimentos, o medo e o fascínio por pesadelos.
“Sunset Superman” descreve os sentimentos de alguém que pensa ser um super heróis, mas ele é um apenas nos sonhos enquanto dorme, quando ele acorda ele se dá conta que é apenas um homem normal....gritando!
“All the fools sail away” descreve a humanidade navegando para o eterno caminho das incertezas, que mesmo com tanta inocência todos enfrentarão muitas dificuldades, e supostamente a troco de nada. Todos caindo em falsas promessas e muitas armadilhas encontradas durante toda a vida, e assim os tolos continuam navegando por aí...
“Naked in the Rain” descreve um sentimento de liberdade, quando você para de se preocupar com o que os outros estão pensando e resolve viver a vida fazendo o que mais gosta, sem medo das conseqüências. Fala sobre dois amantes que andam na contra mão porém conseguindo ter grande felicidade.
“Overlove” fala sobre o amor excessivo que pode ser extremamente prejudicial. Primeira linha descrevendo um casal, no qual a garota é bem obsessiva com o garoto, no segundo verso é descrito um homem possessivo com seus bens materiais e no terceiro uma mãe que prende seus filhos excessivamente.
“I could have been a dreamer” conta sobre uma pessoa que cnsou de viver a realidade e gostaria de viver apenas em seus sonhos.
“Faces in the window” aponta na letra que grande parte dos medos e tabus estão apenas em nossas cabeças.
“When a woman cries” mostra o poder que as mulheres tem em relação ao mundo, de como elas podem mudar o destino traçado, de como elas podem controlar o mundo e toda a capacidade e força que elas tem.

Após o lançamento do disco, ocorreu a turnê que foi grandiosa, porém não tanto quanto a tour de Sacred Heart, ainda assim possui um castelo de fundo além de um dragão e uma aranha gigante no fundo do palco. Na turnê, a banda enfrentou alguns problemas curiosas como um acidente na Europa onde o caminhão da banda bateu em outra veículo e teve alguns instrumentos danificados, sendo que o pessoal do Helloween (banda de abertura na época) teve que emprestar seus instrumentos para que alguns shows do Dio ocorressem, além disso alguns roadies deixaram um sintetizador caríssimo cair no chão e se espatifar inteiro, causando mais prejuízos para Dio.

Terminando essa conturbada turnê Dio parou para merecidas férias e com o tempo viu a banda toda seguindo rumos diferentes e ele tendo que arrumar uma banda completamente diferente para a gravação de seu próximo álbum "Lock up the Wolves" de 1990, porém não conseguiu alcançar o sucesso dos anos 80, que foram verdadeiros dias dourados para ele. Em 1992 Dio acabou retornando ao Black Sabbath, mas isso deve ser assunto para uma outra ocasião.

Enfim, esse foi uma pequena descrição sobre o início da carreira solo de Dio, para completar essa ótima sessão postarei alguns videos mostrando um pouco do trabalho dele nessa fase clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário