quarta-feira, 6 de maio de 2009

Analisando friamente o trabalho de Dio - Parte 02 - The Last in Line


Em 1984, após a excelente turnê de apóio de 1983, Dio e sua banda logo correram para o Record Plant de Los Angeles para gravar o sucessor de Holy Diver, produzido e composto pela própria banda. Aproveitando o sucesso de sua carreira solo. Então em 1984 é lançado o maior sucesso comercial de Dio, The Last in Line. Seguindo a mesma linha do seu antecessor, porém levemente mais acessível o disco acabou sendo um grande sucesso, ficando no topo das maiores paradas de música do mundo inteiro. Destaque para os singles "We Rock", "The Last in Line" e "Mystery".

O disco possui uma temática aparentemente bem mais positiva. Já na primeira faixa encontramos um dos maiores clássicos de Dio, "We Rock", que em termos de letra segue a mesma linha da primeira faixa do Holy Diver, Stand Up and Shout. Sobre a juventude agitando com o Rock and Roll, mais um grito de liberdade.

A faixa título “The Last in Line” fala sobre o apocalipse com enormes influências de 1984 de George Orwell. O refrão resume bem o que se passa na letra. “If you’re evil or divine, we’re the last in Line” diz que mesmo você sendo bom ou ruim o fim já é algo inevitável, devido as conseqüências de certos atos humanos, isto é, agora é tarde demais.

“Breathless” fala sobre uma pessoa viciada em heroína que já está em um estado bem avançado do vício e passa a ser ignorado pelas pessoas e logo pela própria vida.

“I speed at night” fala sobre uma pessoa que funciona melhor durante a noite, pode ser também um conto sobre um vampiro ou até sobre um usuário de speed que só curte a vida durante a noite sob o efeito da droga.

“One night in the City” descreve um conto sobre um garoto pobre e uma princesa que se conhecem e se apaixonam. Na verdade pode ser interpretado como um headbanger que conhece uma garota de família religiosa que acaba se apaixonando por ele, porém sabe que seu relacionamento será proibido, devido a intervenção da família conservadora.

“Evil Eyes” mais uma canção com grandes influências de 1984 de George Orwell, um olho do mal está espionando você o tempo inteiro e ele controla sua vida e você nem percebe. Foi a primeira música composta para o álbum, e inclusive já era executada durante a turnê de Holy Diver.

“Mystery” aponta que nem sempre as coisas acontecem da forma como devem ser, há um mistério para alguns desvios no meio do caminho, nem sempre as coisas seguem uma regra pré determinada. A vida é cheia de surpresas.

“Eat your heart out” fala sobre uma garota que controla e maltrata seu namorado que gosta muito dela e acaba aceitando todo esse controle dela, apenas uma letra meio boba. Coisa rara de se acontecer em termos de Dio.

“Egypt” outra música bem épica, descrevendo o Egito que há muito tempo. O Egito Antigo que foi um local de grandes conquistas, de um grande progresso e evolução humana,porém hoje eles são escravos de uma grande ignorância e vivendo no meio de uma grande pobreza e guerras por motivos banais.

Logo após o lançamento Dio e sua banda saiu para mais uma grande turnê, com toda produção visual de palco que agradou muitos fãs e críticos, mas o sucesso ainda não terminou, Dio tinha novas cartas escondidas em suas mangas.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário