quinta-feira, 7 de maio de 2009

Analisando friamente o trabalho de Dio - Parte 03 - Sacred Heart


Em 1985 Dio e toda sua banda voltaram ao estúdio, novamente na Califórnia, para a gravação do ambicioso "Sacred Heart". O lançamento foi seguido por uma das maiores turnês já feita pela banda, e provavelmente maior que qualquer show de rock na época, maior até que os shows do Kiss. A produção do palco incluia um visual bem medieval com castelos e um dragão gigante que dia "matava" com uma pespada durante a música Sacred Heart. Com certeza um belo show com músicas de qualidade, grandes músicos, explosões e tudo de bom que se pode exigir em um show de rock. A baixa da turnê aconteceu em sua segunda metade, quando Viv Campbell abandonou o posto de guitarrista para fázer um som mais comercial em outra banda (no caso ele acabou indo para o Whitesnake, que estava no auge de sua popularidade e mais tarde indo para o Def Leppard, onde é guitarrista até os dias de hoje). Em seu lugar entrou o clone de Ritchie Blackmore, no caso, Craig Goldy. Excelente guitarrista que ajudou a banda produzir o disco ao vivo lançado na época, o Intermission.

Mas voltando um pouco para o Sacred Heart, esse disco lançado em 1985 fez muito sucesso, graças a suas melodias ainda mais grudentas, sendo esse provavelmente o álbum mais comercial do Dio, pois possui melodias muito fortes e as guitarras não soam tão pesadas, além disso os teclados tem um papel importante no álbum, ganhando grande destaque, muito mais que os dois discos antecessores. Destaque para os singles, Rock n Roll Children, Sacred Heart e Hungry for Heaven que também fez parte da trilha sonora do filme Vision Quest.

No caso das letras, aqui elas ganham grande destaque e pode se dizer que estão interligadas por todo o disco.
Sacred Heart começa uma história à partir do final, com uma música com overdubs de um público, como se fosse algo ao vivo. Cerca de 10 anos mais tarde Marilyn Manson iniciou seu álbum “AS” da mesma maneira, começando a história pelo final, sendo que Irresponsible Hate Anthem, mostra o Marilyn Manson como o grande superstar que o mundo temia com seu grito de guerra, e só a partir da segunda faixa é que Marilyn Manson conta as origens de todo acontecimento.
Na primeira faixa, King of Rock n Roll, Dio já é o rockstar, e acabou dominando o mundo com sua música, conquistando uma legião de fãs e obtendo grande sucesso.
A partir da segunda faixa, você é levado para o passado e passa a entender o que ele fez para se tornar o grande rei do Rock. “Sacred Heart” descreve um garoto que tem um sonho de ser um grande rockstar, então ele entra nesse mundo no qual as pessoas deixam ele ter a possibilidade de lutar para realizar todos seus desejos, basta acreditar, afinal ele tem a chave na mão, a chave que abre a porta onde todos os seus sonhos estão prontos para serem realizados.
“Another Lie” é a contradição da música anterior, isto é, a mulher que conta mentiras, ele não pode vê-la confundindo toda sua cabeça, talvez mostrando que o caminho de ser o rockstar é uma farsa, acabando com seus sonhos, o que na verdade é uma mentira, ela na verdade representa a opinião dos pais e de todas as pessoas religiosas que mostram mentiras em relação ao rock, inventando muitas farsas.
“Rock n Roll Children” representa toda rebeldia do personagem principal, que pode ser tanto eu como você como o Dio. A música descreve o momento que o personagem principal foge com seus amigos para assistir um show de rock e depois criar sua tão sonhada banda, mas o camingo é longo e árduo.
“Hungry for Heaven” representa a vontade e empolgação do personagem principal em ter algum sucesso com sua mais nova banda que foi criada, porém novamente nada se mostra muito fácil, pois ele terá de enfrentar um pouco do inferno para conseguir o sucesso, o inferno representa a falta de dinheiro, comida, vivendo em condições precárias e andando na contra mão do mundo.
“Like the Beat of a Heart” representa um monstro que está dentro do personagem principal que está pronto para sair do fundo do peito dele em forma de música, com muito protesto, chocando os conservadores e atraindo novos fãs com seu pensamento revolucionário.
“Just another Day” mostra a dificuldades na relação de alguns membros da banda que não se mostram empolgados em fazer parte da banda, atrasando e até complicando o futuro sucesso da banda. Para esses membros a banda não significa nada, apenas passatempo, mas para o protagonista é a vida e o grande sonho que está em jogo.
“Fallen Angels” a sua banda começa a passar por maus bocados, por ter uma mensagem vista pela imprensa e conservadores como negativa para os jovens, e então o protagonista é visto como um criminoso com uma arma na mão, e devido a esse grande julgamento negativo a banda poderia estar caminhando para o seu fim e agora terá de enfrentar todos os tipos preconceitoso que não será fácil, e é visto como algo impossível de sair como vitorioso.....
....é aí que começa “Shoot Shoot”, a música final que descreve que o destemido protagonista que pretende levar sua mensagem adiante mesmo que tiver que morrer por isso, e então ele enfrenta todos preconceitos e hipocrisia para obter seu merecido e sincero sucesso, daí supostamente se subentende que graças a sua forte personalidade ele acaba conquistando o sucesso e virando o rei do rock and roll.

Após a longa turnê a banda dá uma pequena pausa até o início de 1987, onde logo começariam a trabalhar no sucessor de Sacred Heart.

Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário