quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

2012 - O Filme....ou a piada?!


Hoje vou falar de um novo filme que ainda deve estar em cartaz nos cinemas mais pops perto de suas respectivas residências. Um filme baseado em um evento que há dez anos atrás eu já sabia que iria dar o que falar, seja pela mídia ou em simples conversas em qualquer canto da Terra.

Trata-se do apocalíptico 2012, mais um filme que obviamente trata do apocalípse e mais um lançamento na véspera de um "novo fim do mundo". Afinal a humanidade tem essa velha mania de criar fins do mundo sempre. Antes de falar do filme em si vale a pena ressaltar esse pequeno detalhe sobre o fim dos tempos.

Em 1999, o mundo iria acabar por causa das profecias de Nostradamus, além do fenômeno do Bug do Milênio, agora a razão do apocalípse é o calendário Maia que supostamente terminaria no dia 21 de Dezembro de 2012. Óbvio que o mundo NÃO vai acabar nessa data. O calendário de fato terá uma mudança, de fato, mas será uma mudança de uma Era, representando uma nova Era para o homem. Assim como em 2000 ocorreu a mudança de um milênio, uma nova era, uma data representativa para a maior parte da humanidade cristã e afins, no caso 2012 é a mesma mudança só que para os Maias.

Tecnicamente para os Maias o fim do mundo realmente seria no ano de 4772 DC, no dia 12 de Outubro, devido ao fim do ciclo Pictun, das profecias Maias. Mas como a humanidade precisa sempre de um fim do mundo, para as igrejas e cultos e dizimistas e mídias e produtoras cinematográficas angariar mais fundos para suas grandes poupanças. O mundo com medo e essas instituições ganhando caminhões de dinheiro soa como uma combinação perfeita, não acham?!

Aparentemente até a NASA desmentiu esse fim do mundo, mas tem um ou outro que deve questiona: "Ahhh mas a NASA não vai divulgar notícias dizendo que o mundo vai acabar né?!". Nunca se sabe, afinal realmente a NASA não é um veículo confiável, mas esse papo do calendário Maia é tão lamentável que a NASA possivelmente deve estar rindo muito de tudo isso e resolveu desmentir logo tudo isso antes que apareça novos anormais como aquele pessoal do Heavens Gate, evitando suícidios em massa e outras baboseiras do tipo.

Agora vamos ao que interessa que é o filme 2012.

Dirigido por Roland Emerich, escrito por Harald Kloser e o próprio Roland Emerich e estrelando John Cusack como o "herói" e escritor Jackson Curtis, um autor de um livro que não vendeu sobre a humanidade durante o fim do mundo, além dele temos no elenco Amanda Peet, Chiwetel Ejiofor, Danny Glover, Liam James, que é o garotinho Noah Curtis...

Quanto a história, sinceramente, 2012 não me agradou nem um pouco. Afinal no filme o mundo acabou devido uma falha geológica e os homens poderosos ficaram sabendo antes de todo o povo e conseguiram se salvar graças a construção de uma ARCA que eles ficariam protegidos dentro dela no maior conforto. Realmente pura utopia, afinal teria comida para todos?! Onde essa arca ficaria?! Voaria? Ou navegaria? De fato, isso ficou muito mal explicado no filme. As referências envolvendo a Arca de Noé são muitos, incluindo o nome de um dos garotinhos do filme.

Claro, que temos o chefe de família "herói" que supera tudo (ou quase) de forma mais que forçada e o romance (sem sal) envolvendo o casal. Acabou ficando tudo jogado, tudo confuso. O começo do filme é confuso, a história mal explicada e alguns detalhes desafiam nossa inteligência. Em relação a esses detalhes eu recomendo que você assista o filme e tire suas próprias conclusões. Afinal se eu contar estraga a surpresa de assistir o filme.

Apesar dos efeitos completamente forçados, os autores do filme quiseram bancar os realistas colocando um presidente americano negro que entrega a própria vida para salvar o seu povo. Pura propaganda pró Barack Obama!!! Tem propaganda pró Angela Merkel, pró primeiro ministro da Itália, pró China, mas o grande salvador da nação é o presidente americano!! Coitadinho que morre com o povo americano durante a fúria do solo terrestre. E o "vilão" é russo!!

Isso sem contar que praticamente eles não falam sobre os Maias. Afinal não era por causa do calendário deles que o mundo iria acabar. Só lembraram da data e que oa Maias preveram isso, mas foi muito pouco explorado, eu pensei que criariam mais referências, mas não há o que criar. Provando que o papo de que o mundo acaba em 2012é pura ficção mesmo!!


Até agora só desci a lenha, vou falar sobre o lado bom. O início do Apocalipse no filme é muito bem feito, com os terremotos e o solo se partindo ao meio, criando uma expectativa bem legal, se o filme mantesse o mesmo nível seria fantástico. Os efeitos também são excelentes. E a animação que um tal radialista maluco profeta fez no seu computador é simplesmente fantástica. Inclusive foi o único momento concreto que eu vi uma referência aos maias. Realmente é o lado bom do filme, mas com o tempo a trama começa a ficar irritante e desafia nossa inteligência como uma luva batendo em nosso rosto.

Enfim, se você quer ver um filme sobre apocalípse assista "End of Days" (Fim dos Dias) que é bem melhor!!

PS: A tal cena do Cristo Redentor caindo é ridícula!!! É duro ver referências sobre a Rede Globo até no cinema, e pior que o tal repórter apresentando a notícia sobre o apocalípse no Rio tem a voz do Faustão....

Ahh puxa estraguei a surpresa?! Acredite!! A cena é uma porcaria!!! E o filme também...

2 comentários:

  1. Isso sem contar que o mocinho era literalmente um herói, já que sobrevivia a coisas inimagináveis... :S
    E também, ironicamente, ainda que com tantos efeitos e tanta movimentação, o filme dá SONO. ¬¬

    ResponderExcluir
  2. QUASE DORMI NO CINEMA, ACHEI UMA PORCARIA TAMBEM, E TEM GENTE QUE GOSTOU, PIADA TOTAL.

    ResponderExcluir