terça-feira, 29 de maio de 2012

EURO 2012 - GRUPO A

Em tempos de protestos, topless e crise da UE , vai começar um dos eventos futebolísticos mais importantes do ano. A Eurocopa 2012.

A edição desse ano vai ocorrer em dois países, Polônia e Ucrânia. Começando no dia 08 de Junho, na cidade de Varsóvia, na Polônia, com o jogo, Polônia vs Grécia e terminando, obviamente, com a grande final, em Kiev, na Ucrânia.

Acredito que será uma Euro muito interessante e já pode ser um prenúncio da Copa de 2016 na Rússia, onde eles poderão mostrar um pouco da nova face do Leste Europeu para o mundo.

Vou comentar um pouco sobre as 12 seleções envolvidas na competição e que foram divididas em 4 grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para o mata-mata, isto é as Quartas de final.

Nessa série de 4 posts, vou comentar um pouco sobre os participantes dessa Eurocopa...

GRUPO A

O Grupo Comunista

Polônia
- Os donos da casa, estão anos-luz de apresentar aquele ótimo futebol dos anos 70 e começo dos anos 80 com Boniek e Cia. Nos últimos anos, a Polônia entrou em competições internacionais como uma mera coadjuvante, sem importância. Nessa Euro, a seleção polonesa terá uma considerável importância por ser um dos anfitriões da Copa. Inclusive, a única coisa que deve ajudar a equipe é o apoio da torcida, porque em termos técnicos o time varia de regular para fraco. Portanto, não acredito que a Polônia deve ir muito longe, na competição. O atacante Lewandovski, do Borussia Dortmund, é o jogador de destaque da equipe.


Grécia
- A Grécia está passando por uma das piores crises da história do seu país...Com uma taxa homérica de desemprego e uma insatisfação política do tamanho do Cavalo de Tróia, a Grécia vive um impasse, com a expectativa de novas eleições para decidir o futuro do país. Com o povo cansado do constante alternância do poder entre PASOK e Nova Democracia, com suas políticas reacionárias e submissas, com relação ao Euro. O povo exige o boicote da dívida com a UE, e com isso duas novas forças políticas surgem para chutar de vez o traseiro da UE. No caso, o partido de extrema esquerda , SYRIZA (favoritos nas eleições) e a extrema direita da Aurora Dourada. Num clima bombástico como esse, o time da Grécia aparece muito mais com o coração nas chuteiras, do que com a técnica futebolística. A equipe, por um momento, quer esquecer todo esse caos político e surpreender mais uma vez todo o mundo com seu futebol de pouca técnica, porém muito aguerrido, levando alegria e esperança para o povo grego. Será que teremos uma nova zebra como em 2004, quando a Grécia faturou a Euro 2004, em Portugal???


Rep. Tcheca
- O time tcheco está longe de ser aquela equipe do fim dos anos 90, que contava com Poborsky e Nedved, inclusive creio que ultimamente seus co-irmãos eslovacos, estão praticando um futebol mais interessante (apesar de não terem se classificado nessa Euro, até porque caiu em um grupo complicado nas eliminatórias). Mas, em todo caso a Rep. Tcheca, é uma das equipes mais tradicionais da Europa e pode acabar surpreendendo muita gente. Deve disputar a segunda vaga, com unhas e dentes, com a Grécia. Querendo inclusive vingar a derrota que sofreu para os gregos em 2004. Destaque para o goleiro Petr Cech.


Rússia
- Na minha humilde opinião, o time russo é o mais forte desse grupo. Contando com o bom futebol de Arshavin, Pavlyuchenko, Zhirkov e Cia. O time russo vem com tudo nessa Euro 2012. A equipe tem tudo para, mais uma vez, apresentar um bom futebol , assim como ocorreu na última Euro. E contam com duas vantagens, o time é mais experiente e estão praticamente jogando em casa. Já que a Ucrânia, durante muito tempo foi território russo, assim como algumas regiões da Polônia. Tenho certeza que o grande favorecido do fator casa será a equipe da Rússia. Devem ser os primeiros colocados do grupo e seus adversários vão ter que suar a camisa para eliminar os russos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário