quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Futebol Moderno

Após ler a triste nota do falecimento do artilheiro Ézio, (um dos maiores goleadores do Fluminense) parei alguns instantes para refletir sobre a época (quase) de ouro que eu comecei a acompanhar futebol, isto é, fim dos anos 80 e especialmente, no começo dos anos 90.

Constatei que quase tudo mudou pra pior no futebol mundial. Muito pior!!

A modernização, em todos os aspectos do futebol, vem sendo feita de maneira escrota. Uma transição que começou a tomar forma após 1994/1995. De início, no futebol europeu, onde muitos clubes começaram a virar grandes empresas, agora o que importa é o dinheiro, o lucro dos empresários. Óbvio que todo clube precisa de dinheiro, mas que tal equilibrar isso com um pouco de honra ao time.

A falta de amor a camisa do clube por parte dos jogadores passou a ser algo comum. Exemplo disso é aquele Palmeiras de 1996, que massacrou todos os seus adversários durante 5 meses. Mas na hora do “vamos ver”, isto é, na véspera da final na Copa do Brasil daquele ano, parte do time já tinha negociado os seus passes para times da Europa e do Japão. Deu no que deu, uma derrota vexatória para o Cruzeiro em pleno Parque Antártica. Goleadas históricas e espetáculos que foram enterrados na tumba de um vice campeão.

Um outro exemplo emblemático de coisas erradas no futebol, é o que acontece com o Corinthians hoje em dia, clube que foi escrotizado pela diretoria nos últimos anos, especialmente após a contratação do Ronaldo “Fenômeno”. Toda torcida passou a acreditar que ele era o maior ídolo do clube e o grande salvador da pátria após o acesso do time para a série A. De fato ele fez alguns belos gols, garantiu um título da Copa do Brasil e fez muito marketing, mas falar que ele foi o maior ídolo que o Corinthians já teve, soa como a maior estupidez do universo. Ronaldo, grande ídolo do Corinthians é aquele goleiro que defendeu o clube nos anos 90 e ganhou vários títulos importantes. Sòcrates, Neto, Rivelino, Tupãzinho, Viola, Wilson Mano, Casagrande...esses eram ídolos corinthianos, de verdade. Isso sem contar que o Ronaldo (o "Fenômeno") foi meio responsável por dois grandes vexames do time de Pq São Jorge: A perda de um dos títulos brasileiros mais ganhos da história do campeonato, em 2010; e a eliminação vexatória para o fraco Deportes Tolima da Colômbia, na Pré Libertadores desse ano.

Então acreditar que Ronaldo é o maior ídolo do Corinthians, é uma grande babaquice. Nessas horas, Vicente Matheus deve estar se revirando no túmulo. E digo mais, amigo corinthiano, se você tem mais de 18 anos e precisa acessar a Google para saber quem foi Vicente Matheus, jogue no lixo o seu kit Claro – Ronaldo - Corinthians.

Também acho deplorável todos esses times itinerantes. Clubes S/A, de grandes empresários, que NÃO TEM torcida, e a cada dois anos mudam de cidade, como por exemplo, o Guaratinguetá que virou Americana, ou o Grêmio Barueri, que não sabe se fica em Presidente Prudente ou se vai pra puta que pariu.

Esses clubes acabam tirando o espaço de equipes tradicionais que possuem torcidas gigantes e apaixonadas, que tem muita história como o Paysandú, Remo, Náutico, Santa Cruz, Vitória da Bahia, Criciúma, Fortaleza, América de Natal, Botafogo de RP, Guarani, América do RJ, etc.

Isso tudo são apenas alguns dos inúmeros problemas que praguejam o futebol no mundo inteiro.

Ainda que de vez em quando, jogos sensacionais como a virada do Bahia em cima do São Paulo, na semana passada ou o jogo entre Flamengo VS Santos no primeiro turno do Camp. Brasileiro, além de outras partidas do Santos com o Neymar, (esse sim faz a diferença) alegram o ambiente futebolístico.

E pra finalizar, não vi o Pelé jogar, nem o futebol dos verdadeiros anos dourados, mas tive o privilégio de curtir a antológica rivalidade entre Super Ézio e Túlio Maravilha nos anos 90 entre outras inúmeras disputas, que podem fazer parte do passado, mas que muitos jamais vão esquecer. Foda-se a modernização do futebol!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário