quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Branco matou um cara na Itália?!



Há algum tempo atrás me deparei com um curioso, e diga se de passagem, ótimo post sobre Cláudio Ibraim Vaz Leal, o lendário Branco, ex lateral esquerdo da seleção brasileira, Fluminense, Inter, Corinthians, futebol italiano, etc. Texto do blog Escoria, (link no final deste post) que aborda aquele histórico incidente da bolada que ele acertou no jogador Murdo MacLeod, da seleção escocesa, na Copa de 1990.

Eu lembro perfeitamente desse boato que começou a rolar, de que o escocês havia morrido devido a bolada certeira, um mês após o término da Copa.

Como não havia internet, o assunto acabou ficando no ar e com o tempo logo foi esquecido. Alguns anos depois, em um amistoso contra a seleção de Honduras, na véspera da Copa de 1994, o mesmo lateral Branco cobrou uma falta e acertou em cheio o rosto de um fotógrafo que estava ao lado do gol, lembro bem da cena, a câmera toda destruída e o cara cheio de sangue no rosto, caído ao lado do gramado, o jogo paralisado e o lateral Branco completamente desesperado, com uma cara de "não acredito, de novo não". Mas o tal fotógrafo, felizmente, não morreu, tanto que alguns dias depois o Fantástico fez uma reportagem com ele, todo enfaixado, mas que acabou ganhando uma câmera nova, do próprio Branco, com direito a pose para a foto, depoimento emocionado e camisa autografada da seleção brasileira.

O melhor dessa história é que pouco tempo depois, no jogo de videogame, International Superstar Soccer do Super Nintendo, era possível acertar os coitados dos fotógrafos que ficavam ao lado do gol. Eu mesmo costumava nocautear vários deles.

Antes de mais nada, é sempre bom lembrar que durante a Copa de 1994, o Branco deu muitas alegrias aos brasileiros, com aquele memorável gol, contra a seleção da Holanda, nas quartas de final, além de ótimas atuações em outros dois jogos decisivos.

Pois bem.....Logo após o fotógrafo ser nocauteado, o polêmico assunto da bolada mortal voltou a ser lembrado. Mas o fato curioso, é que na época, um camarada fanático pelo futebol da Itália, confirmou que na verdade o Branco havia matado um jogador italiano, quando ele atuava no Genoa, no início dos anos 90. Supostamente o jogador morreu de traumatismo craniano, após uma bolada na nuca, em uma poderosa cobrança de falta do nosso herói...(ou seria um anti herói?!)

Obviamente surgem novas perguntas: Quem será a verdadeira vítima da bolada mortal do Branco????? Ou melhor, existe uma verdadeira vítima????

Por falar em vítimas, muitas fontes comprovam que o tal do MacLeod está vivo, apesar da piada do próprio Branco, que aparentemente, estava bem descontraído. E de acordo com a Wikipedia, hoje em dia, o Murdo MacLeod está envolvido na política, apoiando o Partido Conservador do Reino Unido.

Voltando ao Genoa, não achei nenhuma referência na Google ou no Youtube, sobre o Branco ter matado esse misterioso jogador na Itália, fortalecendo ainda mais a dúvida em torno dessa eterna polêmica.

Estaria o Branco dando uma de Xuxa, censurando o seu passado um tanto quanto desconfortável???? Ou isso tudo não passa de uma idiota lenda urbana que eu estou insistindo em ressuscitar por aqui??

Fica a dúvida no ar....talvez com o tempo essa pergunta seja respondida.....ou não!!

Ps: Olha aí o texto do Escoria

...

2 comentários:

  1. o jogador escoces não morreu. Aqui um link de uma entrevista dele pra um jornal da grã bretanha, entrevista datada de 2011, onde ele fala exatamente da bolada e do mito da morte dele (mito esse que só existe no Brasil)

    http://www.dailyrecord.co.uk/football/scotland/2011/02/17/murdo-macleod-branco-s-free-kick-hit-me-so-hard-20-years-on-brazilians-asked-if-i-was-still-alive-86908-22929275/

    o cara nem sequelado ficou. Fez uma tomografia, teve dores de cabeça por algumas semanas, e só.

    ResponderExcluir
  2. O Branco não teve nenhuma intenção.

    É até absurdo ter essa lembrança ...

    Alcides Junior
    www.correadesouza.adv.br

    ResponderExcluir