quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Roque Santeiro e a Política brasileira

Durante a reprise que está ocorrendo da antiga novela Roque Santeiro na TV a cabo, notei semelhanças marcantes de alguns personagens com elementos da política brasileira. Resolvi fazer uma pequena lista, apontando algumas delas.


Sinhozinho Malta - É o José Sarney. Coronel centenário. Está no poder desde sempre e ninguém sabe o porque. Parece que todo mundo tem o rabo preso com ele. Todos temem a figura do bigode imponente.


Prefeito Flô - Esse é o Lula. "Obedece" religiosamente as ordens do coronel para continuar com força política. Volta e meia ele é repreendido pela bancada conservadora.


Dona Pombinha e as beatas - Representam a ala conservadora e evangélica, que continua em ascensão aqui no país. Lutam pelo fim da liberdade sexual e de expressão e são à favor dos "bons costumes e a ordem" do país. Fazem tudo por uma sociedade reacionária, que deve se submeter as vontades dos pastores.


Professor Astromar - Esse é o Serra. Por interesses individuais, se juntou com a ala conservadora e evangélica. E com sua "fluência" verbal pensa que enrola todo mundo. No fim das contas, não passa de um vampiro (lobisomem) que não consegue a simpatia de ninguém.


Tânia Malta - Essa é a presidenta Dilma. Tem simpatia pela classe trabalhadora e por políticas de esquerda. Mas, quase sempre acaba obedecendo as vontades do Coronel. Vive complicando a vida dos ministros.


Zé das Medalhas - Não preciso nem citar nomes, mas existem vários tipos como ele. Praticam as piores maldades, sempre na calada da noite. Mentirosos, covardes, posam de vítimas e são falsos moralistas. Com certeza os piores tipos de vigaristas que existem por aqui.


Viúva Porcina - Essa EU TENHO MEDO, que apareça uma figura como ela na política brasileira. Seria o fim do mundo. Já pensou?!


Roque Santeiro - É o santo que todo brasileiro está esperando para descer aqui e acabar com toda a patifaria política no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário