sexta-feira, 28 de maio de 2010

Copa do Mundo 2010 - Grupo A

Em ritmo de Copa do Mundo, vou comentar aqui sobre todos os times participantes da fase final da Copa da África do Sul de 2010. Quem eu acho que deve se classificar para as Oitavas e minhas expectativas gerais sobre todos os 32 times desse grande evento.

Vou começar pelo Grupo A, no qual temos a sede África do Sul, México, Uruguai e França entre os participantes:

ÁFRICA DO SUL - Os anfitriões treinados pelo teimoso brasileiro Carlos Alberto Parreira possuem um time limitado tecnicamente, onde suas maiores armas serão a barulhenta torcida a seu favor e a grande correria e o preparo físico que é o ponto alto, dentro de campo, dessa nova geração de sul africanos. No passado o time era um pouco mais técnico, porém baseando seu esquema na retranca. O time atual é muito mais ofensivo. Creio que eles passam em segundo no grupo. Não pela qualidade e sim pelo fato de jogar em casa.

MÉXICO - Uma equipe envelhecida, onde Cuathemoc Blanco sendo a grande referência do time soa como algo preocupante. E os mexicanos devem ficar preocupados mesmo. Porque Blanco com praticamente 40 anos já não produz absolutamente nada em campo e o resto do time parece bem mais limitado que as últimas equipes mexicanas, em competições passadas. Prova disso foi o sufoco que o México passou nas eliminatórias da limitada Concacaf. Deve passar vexame e ficar em último no grupo. Não é nem sombra daquele time do fim dos anos 90 e começo dos anos 2000.

URUGUAI - Uma das piores gerações do futebol uruguaio, onde os únicos destaques são Lugano na defesa e Forlán no ataque. Talvez tenha muitos jogadores esforçados no elenco, mas falta um meia-líder de qualidade como em outros tempos como Francescoli, Bengoechea e até mesmo Recoba, sem contar outros grandes meias de referência das décadas de 30, 40, 50, que brilharam com a camisa celeste. E apesar de todo otimismo da nação uruguaia, eu acho o time muito fraco. Se passar para a próxima fase será uma das maiores zebras da história das Copas.

FRANÇA - Com o fim da era Zidane, a seleção francesa se encontra em um processo de renovação. Algo que pode levar algum tempo. Prova disso foi o sufoco tomado e a inexperiência que o time demonstrou na última Eurocopa e nas Eliminatórias desta Copa. Mas creio que esse time vai brilhar em competições futuras. Atualmente, liderados pelo ótimo meia Ribery, a França deve se classificar em primeiro no grupo, devido a falta de qualidade de seus adversários, mas não deve ter muito sucesso nas fases seguintes.

Próximo post sobre as equipes do Grupo B da Copa do Mundo. Aguardem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário