terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CAN - 2010


Deixando a brutalidade de lado, vamos falar de futebol. Começou nesse fim de semana a CAN, Copa das Nações Africanas, na Angola, com uma grata surpresa...a ESPN está transmitindo os jogos, algo bem inesperado!!

Inesperado também foi a Angola goleando a razoável seleção do Mali até os 30 minutos do segundo tempo e mais inesperado o empate histórico da seleção do Mali, sendo que dois gols ocorreram nos acréscimos. Realmente impressionante!! Me fez lembrar de um jogo da Portuguesa no campeonato brasileiro do ano retrasado, no qual o time da Lusa vinha goleando algum time por 5 x 2 e acabou cedendo o empate. Inclusive a Portuguesa é campeão em jogos desse estilo...tenho uma vaga lembrança de uma situação semelhante em algum campeonato paulista no qual o time cedeu o empate para seu time irmão do litoral, a Portuguesa Santista.

Enfim, assisti agora pouco o VT de outro jogo bem interessante, Egito x Nigéria. E o time egípcio que vinha sendo visto como uma grande decepção, mostrou um excelente futebol e venceu o limitado time da Nigéria, que deixou o seu bom futebol no passado. Inclusive tem um tal de Obina no time nigeriano que lembra e MUITO o Obina brasileiro. E o Kanu deveria se aposentar, afinal ele não é nem sombra daquele bom jogador que foi um grande carrasco brasileiro nas Olimpíadas de Atlanta.

Já a seleção do Egito apresentou um bom futebol, até agora o time que mostrou maior equilíbrio na competição e é um dos grandes favoritos ao título dessa competição. E fiquem de olho em um tal de Zidan (foto acima), nenhuma relação com o francês Zidane. Joga muito bem e foi o grande destaque do Egito. Não consigo entender como a seleção do Egito tomou baile da fraca seleção da Argélia nas eliminatórias.

Um jogo que me deixou decepcionado foi o da Costa do Marfim contra a seleção de Burkina Faso. Um futebol apático de duas seleções que se mostraram muito fortes durante as eliminatórias da Copa de 2010. Mas eu consigo entender que eles jogaram sob uma pressão extrema, já que o jogo ocorreu na cidade que a seleção de Togo sofreu o lamentável atentado e os dois times receberam ameaças de morte no fim de semana. Simplesmente lamentável, espero que esse fantasma da violência pare de afetar a qualidade do futebol e da competição...

Volto em breve para comentar os próximos jogos da competição..

E "Good Bless ESPN"!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário