E terminou a primeira fase da Copa das Nações Africanas. Tirando a incrível classificação da seleção de Zâmbia para as quartas de final, não houve nenhuma surpresa na copa e posso afirmar que houve algumas injustiças em relação a alguns resultados, não por erros de arbitragem ou algo do tipo, mas em relação a falta de experiência e até mesmo de técnica de algumas equipes, já que seleções mais experientes, como Camarões e Nigéria mostraram uma grande falta de vontade em disputar o torneio.
Da próxima vez os organizadores deveriam pensar duas vezes e marcar o torneio em outro ano, é um grande erro marcar a CAN no mesmo ano da Copa do Mundo. Realmente não dá pra entender...
Voltando ao futebol, vou fazer um breve comentário das 2 últimas rodadas dos 4 grupos.
Grupo A
Classificaram Angola e Argélia.
Angola como anfitrião já era de se esperar sua classificação sem problemas, mesmo com um futebol sem brilho algum.
Argélia foi uma grande surpresa, já que começou perdendo de goleada da fraca seleção do Malawi. A seleção argelina se recuperou um pouco e até venceu o Mali que é uma seleção promissora, mesmo assim ainda apresentou um futebol melancólico, incluindo o chatíssimo empate com os anfitriões.
Foi meio injusta a eliminação do Mali, mas o futebol é assim mesmo.
Grupo B
Classificaram Costa do Marfim e Gana.
Grupo manchado pela desistência da seleção do Togo. Foi uma grande perda, porque com certeza esse era o grupo mais forte da Copa.
Costa do Marfim apresentou uma grande evolução no seu futebol em relação ao jogo contra Burkina Faso.
Inclusive Costa do Marfim e Gana, que perdeu o craque Essien por contusão, fizeram uma das melhores partidas da Copa até então. Duas seleções que mostraram grande competência e deve ser as duas equipes africanas que irão brilhar (na medida do possível) na Copa do Mundo.
Burkina Faso com sua inexperiência, contou com o azar de cair em um grupo muito difícil e experiente e acabou sendo eliminada sem marcar um gol sequer.
Grupo C
Classificaram para a próxima fase Egito e Nigéria.
Egito apresentou o melhor futebol da Copa até então. Mostrou muita garra e competência em todas as partidas, e ainda é o grande favorito para ganhar o título da CAN 2010.
Nigéria mesmo apresentando um futebol chato e sem vontade, e inclusive contra a seleção de Benin, que merecia ter empatado o jogo, que acabou sendo 1 x 0 para os nigerianos. A Nigéria ainda goleou por 3 x 0 a fraquíssima seleção do Moçambique
Benin até surpreendeu graças ao bom futebol de Sessegnon. Essa equipe pode ser uma grande surpresa daqui alguns anos. Só precisam ganhar mais experiência e ter a cabeça no lugar e terão plenas condições de conquistar vagas em grandes campeonatos e dar muito trabalho em futuras Copas das Nações Africanas.
Grupo D
Classificaram Zâmbia e Camarões.
Camarões que também apresentou um futebol medíocre e achou uma grande vitória contra a atrapalhada seleção da Zâmbia, que ficou na frente do marcador por grande parte do jogo. Graças as atrapalhadas homéricas da defesa da Zâmbia, a seleção camaronesa venceu a Zâmbia por 3 x 2.
Falando nisso, a Zâmbia, mesmo com um futebol limitado, conseguiu se classificar batendo a ascendente seleção do Gabão por 2 x 1 na última rodada, com certeza a maior surpresa da Copa das Nações africanas.
A seleção de Gabão que se impôs diante da experiente seleção camaronesa na primeira rodada, não mostrou o futebol de outras ocasiões e acabou pagando caro com a eliminação precoce.
Próximas partidas.
Domingo, dia 24 de Janeiro
Angola x Gana
Costa do Marfim x Argélia
Segunda, dia 25 de Janeiro
Egito x Camarões
Zâmbia x Nigéria
Nenhum comentário:
Postar um comentário