quarta-feira, 14 de abril de 2010

30 anos de grandes clássicos do Heavy Metal

No ano de 1980, Saxon, Maiden, Priest e muitos outras bandas brilhantes mudaram a história do rock.

Essas e muitas outras bandas reinaram durante o grande "boom" de um estilo emergente na Inglaterra. O NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) explodiu inicialmente no Reino Unido, atraindo muitos jovens que se identificaram com o som pesado e com o tempo conquistou o mundo todo, sendo o início de um marcante movimento musical que dentro de poucos anos criaria milhares de vertentes, como o Thrash Metal, Power Metal, Black Metal, entre outros.

Virando um verdadeiro culto musical, o Heavy Metal passa a ser uma realidade. E há exatos 30 anos atrás, grandes obras primas do estilo foram imortalizadas. Vou listar aqui os discos mais influentes lançados em 1980.


Judas Priest - British Steel




Vamos começar com o Priest, que já estava na ativa há alguns anos, e sem sonmbra de dúvidas foi a banda que "metalizou" o estilo em sua forma mais pura. Já que todas as bandas consideradas pesadas durante os anos 70, sempre tiveram elementos psicodélicos em suas músicas, inclusive bandas pesasdas como Montrose, Thin Lizzy e o próprio Black Sabbath. Mas o Priest, desde o álbum "Sad Wings of Destiny", desenvolveu um hard rock onde as guitarras soavam como grandes motocicletas prontas para pular para fora dos alto falantes!!

Acrescentando ainda letras sombrias e passagens no meio das músicas com muitas mudanças de tempo.

E com British Steel, o Priest transformou o Heavy Metal em algo mais comercial e conseguiu atingir o exigente mercado americano com seus ótimos riffs metálicos. De fato, o som da banda já seguia um caminho comercial desde o álbum anterior, Hell Bent for Leather, mas só com British Steel que o resto do mundo conheceu o poder do Heavy Metal. Destaque para os hinos Living After Midnight e United, as pesadas Steeler e Rapid Fire e os clássicos imortais Metal Gods e Breaking the Law.



Iron Maiden - Iron Maiden



Uma banda das mais conhecidas e cultuadas no meio do Heavy Metal e do rock em geral, o Maiden liderado pelo excelente baixista Steve Harris e lançou seu primeiro álbum no ano da explosão do HM. O debut contava com o ótimo Paul Dianno nos vocais. Apesar do disco já ter os elementos básicos na sonoridade da banda como as guitarras dobradas a lá Thin Lizzy e o baixo galopante de Harris, Iron Maiden (o disco) possui uma produção crua e bem diferente dos futuros discos da banda. Mesmo assim clássicos como Running Free, Prowler, Phantom of the Opera e o próprio hino Iron Maiden, são tocadas e lembradas até os dias de hoje. Isso sem contar o marco que foi a capa do disco, com a aparição do eterno mascote, Eddie the Head!




Saxon - Strong Arm of the Law




Normalmente você encontra nessas listas o álbum Wheels of Steel do Saxon. Porém eu resolvi mudar drasticamente e incluir outro clássico desta grande banda. O Strong Arm of the Law é bem mais pesado e rápido que o seu antecessor Wheels of Steel, e tem mais a cara do Heavy Metal. Com a velocidade das maníacas Heavy Metal Thunder, 20,000 Feet e To Hell and Back Again e com riffs marcantes como o de Sixth Form Girls, o Saxon definitivamente carimbou sua passagem eterna para o Hall da Fama do Metal.



Motorhead - Ace of Spades



Apesar de Lemmy negar qualquer envolvimento com o NWOBHM, e inclusive dizer que a banda tinha mais relação com o Punk, não há como fechar os olhos para o fato que o Motorhead teve um grande impacto na vida de todos os Headbangers no fim dos anos 70. Mas o grande sucesso da banda surgiu em 1980. Quem nunca ouviu o característico riff de baixo da faixa Ace of Spades, não vive nesse planeta.

Com uma velocidade nuclear e uma ferocidade incrível, o Motorhead conseguiu agradar tanto os punk rockers quanto headbangers, graças aos clássicos Ace of Spades, the Chase is better than the Catch, o tributo aos roadies (We're) the Road Crew, o riff inesquecível de Fast Eddie em Love me like a Reptile e a extrema The Hammer.


Tygers of Pan Tang - Wild Cat



A banda ainda não contava com o lendário guitarrista John Sykes e possuia outro vocalista, no caso o Jess Cox. A banda de fato nunca soou tão pesada e agressiva como no seu debut Wild Cat. Disco inclusive que influenciou uma famosa banda de Thrash Metal da California hehehehe. Dizem as más línguas que James Hetfield e cia inclusive pensaram em contratar Jess Cox para cantar no Metallica por volta de 1984, mas depois que eles viram o novo visual de Jess, logo mudaram de idéia.

Destaque para a agressiva faixa título Wild Catz, Slave to Freedom, Euthanasia e Killers, que transpira Kill em All.


Thin Lizzy - Chinatown



Falando em Thin Lizzy né??? A banda com certeza não é totalmente britânica (diria que ela é multi nacional) e não faz parte do movimento NWOBHM, mas foi uma influência fenomenal para todas aquelas, até então, bandas novas.

Chinatown pode até não ser o melhor disco da banda, e inclusive marcar o ponto de início da decadência da banda de Phil Lynott, mas só pelo fato de ter a ótima "Killer on the Loose" o álbum merece um lugar nesta lista. Isso sem contar que o videoclipe dessa mesma música conta com a participação das mesmas atrizes que fizeram as assassinas e enfermeiras que cuidavam de Eddie, no videoclipe do Maiden, Women in Uniform.


Samson - Head On




Não podemos esquecer de incluir esse clássico da antiga banda de Bruce Dickinson, na época Bruce Bruce. Apontado por muitos como a banda promissora do Heavy Metal, o Samson acabou não obtendo o sucesso previsto, principalmente pelo fato que Bruce acabou trocando eles pelo Maiden em 1981. Daí a banda virtualmente morreu. Mas enquanto Bruce foi o frontman do Samson, a banda produziu dois clássicos. O melhor deles, claro, foi lançado em 1980. Destaque para a Too Close for Rock and Roll, com seu final explosivamente veloz, a cadenciada Vice Versa, com excelente trabalho do carismático baterista Thunderstick, a ótima Hard Times e a atômica Take me to your Leader.


Diamond Head - Lightning to the Nations



O álbum foi gravado durante o ano de 1979, mas só saiu em 1980, então entrou na lista. Apesar da banda não ter feito muito sucesso na época, o disco provou ser muito influente para as futuras vertentes do Heavy Metal, James Hetfield e Lars Ulrich que os diga. Inclusive o Metallica tocou covers de basicamente todo esse disco. A mais famosa sendo a Am I Evil, outras faixas merecem destaque como Sucking My Love e Helpless.


Def Leppard - On through the Night



Antes da banda comercializar o seu som homericamente, o Def Leppard, de fato tocava um Heavy Metal muito bem feito, apesar das óbvias tendências comerciais já encontradas nesse seu debut, o On through the Night, principalmente na faixa Hello America, que já anunciava o que estava por vir. De fato, o disco apesar de ser puramente um disco de Heavy Metal, possui muitas influências de Sweet e Slade, o que é algo muito bom. Destaque para a faixa Rock Brigade, que inclusive virou nome da famosa revista brasileira de Heavy Metal.


Ozzy - Blizzard of Ozz



Pra se ter uma idéia como esse ano foi influente para o cenário do metal, o primeiro disco solo do lendário Ozzy Osbourne foi lançado nele. E claro revelou ao mundo o guitarrista californiano Randy Rhoads. A banda também era multinacional, só com Ozzy e o baterista Lee Kerslake como britânicos, sendo que eles nem eram associados com o movimento NWOBHM, mas nessa altura do campeonato quem se importa com isso. Aqui encontramos clássicos como Crazy Train, MR Crowley, I Don't Know, Revelation....brincadeira né?!


Black Sabbath - Heaven and Hell



E para finalizar essa longa lista, vamos falar de nada mais nada menos que a maior influência para as bandas de Heavy Metal, justamente os pais do estilo. Na época estavam buscando uma renovação no estilo da banda. E logo se apegaram a nova roupagem do Heavy Metal e também a extrema competência do seu novo vocalista, o grande Ronnie James Dio. Com esses ingredientes, o Sabbath lançou em 1980, provavelmente um dos melhores discos de rock (não só de HM) de todos os tempos, o Heaven and Hell. Destaque para o disco inteiro, literalmente!!! Se você nunca ouviu e se diz fã de Heavy Metal ou rock, feche essa página e vá ouvir imediatamente!!!

Enfim, eu sei que devem estar faltando uma caralhada de bandas e discos para mencionar, mas no meu ponto de vista esses lançamentos representam muito bem o que foi o ano de 1980 para o Heavy Metal....e 30 anos se passaram...

2 comentários:

  1. Ah muito bom esse post! Preciso ouvir esse Tygers of Pan Tang, confesso que nunca tinha ouvido falar!
    Sobre a estação do Rock, não tenha dúvida que AC/DC é um grande marco, mas acho que os criadores acabaram esquecendo, valeu a tentativa né? heheh
    Valeu pela visita!

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Você precisa ir atrás de um livro que acabou de sair chamado Heavy Metal... o preço é meio salgado mais viabiliza a idéia do nosso livro.

    Post muito legal, Heaven and Hell continua impressionando.

    ResponderExcluir