quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Copa de 2010 - Quem vai??? - Parte 04

Enfim vamos para a última parte da série sobre quem vai para a Copa de 2010. Vamos falar hoje sobre as seleções das Américas. Duas (eternas) fortes candidatas vem da América do Sul, que são obviamente a nossa seleção, (Brasil para os desinformados) e sua arqui-rival Argentina.

Não precisa nem comentar que pelo menos, uma dessas seleções, estará na final dessa próxima Copa. Mesmo com grandes tropeços como a humilhante goleada sofrida diante da fraca seleção boliviana ou derrotas diante de outras seleções medianas não tiram a força e a tradição do time treinado pelo Maradona e que conta com grandes craques, entre eles o promissor Lioenel Messi. Um time vai se renovando com o tempo e vem ganhando força dia após dia. Até a disputa da Copa do Mundo, se não obtiverem nenhum golpe de azar são os favoritos para faturar a taça, infelizmente. Mas, para isso devem derrubar o Brasil, e vale lembrar que em um panorama geral, os argentinos são nossos fregueses, pelo menos em termos de seleções. Já na disputa de clubes em torneios sul-americanos a história mundo, mas enfim o Brasil também vem muito forte. Isso chega a ser surpreendente. Afinal ninguém acreditava no trabalho de Dunga e nem em uma seleção sem grandes “estrelas” como os Ronaldos e Adrianos e Cia. Mas um time com vários jovens talentos, além de Luis Fabiano, que não se cansa de fazer gols, Kaká que virou o grande maestro do meio campo e do ótimo goleiro Júlio César vem agradando todo mundo, mesmo não apresentando um futebol de encher os olhos. Mas como que vale mais é o resultado, a gente se conforma em ganhar a Copa mesmo não apresentando um futebol brilhante como na época do Pelé, nos anos 80 ou em 2002.
Outra seleção que vem desempenhando um bom papel na Conmebol é o time do Paraguai, com o seu goleador gorducho, Cabañas, a equipe ficou boa parte das eleiminatórias na liderança e só perdeu devido a alguns tropeços nas últimas rodadas, que não eram das mais fáceis. O Paraguai pode chegar facilmente até as quartas de final.
O Chile também vem apresentando um bom futebol e dando trabalho para muita gente, possivelmente vão se classificar, porém na Copa vai até as Oitavas no máximo. Afinal, o mago Valdívia ou o matador Suazo não são deuses capazes de conseguir fazer uma seleção apenas mediana ter sucesso numa Copa com tantas equipes de qualidade superior.

O Equador deve ir para repescagem disputar a última vaga com o quarto colocado da Concacaf, que deve ser México ou Honduras. E sinceramente, não acredito que os equatorianos consigam ganhar de nenhuma das duas seleções.

Colômbia, Venezuela e Uruguai devem ficar de fora da Copa de 2010, a não ser que algo muito grandioso aconteça. O Uruguai em si tem um time pra lá de medíocre.

A Bolívia já está praticamente descartada. Mesmo jogando na altitude de La Paz o time não teve capacidade de conquistar bons resultados e agora depende de um milagre que não vai acontecer. O Peru já está desclassificado (nenhuma novidade).

Na Concacaf, temos a seleção dos EUA, que vem evoluindo a cada ano que passa. Na Copa das Confederações, mostrou um futebol muito organizado apesar da limitação técnica da maior parte de seus jogadores. Inclusive os americanos eliminaram a grandiosa seleção da Espanha. Uma das maiores zebras dos últimos tempos. Vale lembrar que deram trabalho para o Brasil também. Mas caindo na real o time deve cair entre as Oitavas ou as Quartas de final, dependendo das pedras que encontrar em seu caminho. Costa Rica deve ser a outra classificada (apesar da goleada homérica que sofreu diante da seleção de Honduras), porém será mais um coadjuvante dessa Copa.

México e Honduras devem ficar com as duas últimas vagas. A disputa interessante deve ficar entre quem vai ficar em terceiro lugar na classificação geral e quem vai para a repescagem. Creio que o México deve ficar em terceiro, superando a recente crise que o país teve com a Influenza A, e recuperando os pontos perdidos. A seleção de Honduras, deve disputar a repescagem (apesar de ter aplicado uma goleada nos costariquenhos) e faturar uma vaga para a Copa. Porém tanto México como Honduras, não deve fazer muito barulho nessa Copa.

E esses devem ser os times classificados para a Copa de 2010 na África do Sul. Próximo post vou colocar a relação dos times que eu acho que vão se classificar. E vamos ver no fim do ano quantos eu acertei ou não. Acredito que acerto 90%...podem cobrar e apostar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário