quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Copa de 2010 - Quem vai??? - Parte 03

De volta com mais uma série sobre a Copa de 2010, possivelmente o penúltimo post sobre os times que eu creio que vão se classificar para a fase final do torneio esportivo mais importante do planeta.

Hoje vou falar sobre um dos continentes mais desconhecidos e surpreendentes de toda a história do futebol mundial. O futebol africano. Aquele de tantas zebras como a Argélia e Camarões em 1982, Marrocos em 1986, Camarões novamente, com um time incrível na Copa de 1990, Nigéria em 1994 e Senegal em 2002, isso sem contar as medalhas conquistadas nas Olímpiadas pela Nigéria e Camarões.

Pois bem, nessa Copa de 2010, a anfitriã como todo mundo já está de saco cheio de saber é a África do Sul, treinada pelo brasileiro e poliglota, Joel Santana. A seleção sul africana mostrou, na Copa das Confederações, ser um time abaixo da média, apesar do trabalho que deu para as grandiosas seleções do Brasil e da Espanha. Mas, independentemente disso, como eu já disse, eles devem ter um único trunfo, o fato de jogar em casa.

Agora vamos ao que interessa, falar sobre os times que estão disputando as eliminatórias.

A Costa do Marfim, atualmente, ainda é a seleção mais forte do continente africano, contando com o toque de classe do irritado Drogba (lembram da baixaria que ele armou na eliminação do Chelsea nas semi finais do Champions League). Jogador que lidera um time razoavelmente habilidoso e rápido. Que teve um grande azar na última Copa ao cair no "Grupo da Morte" com Holanda e Argentina. Mesmo assim deu bastante trabalho para as duas equipes e agora os africanos parecem estar bem mais experientes. Se vacilar eles vão longe. A Costa do Marfim disputando uma semi final não seria uma zebra, muito pelo contrário, eles são a grande esperança de sucesso do continente africano nessa Copa.

As já tradicionais seleções da Nigéria e Camarões, grande berço de craques dos clubes europeus, vem decepcionando ultimamente, e nessas eleiminatórias não está sendo diferente. A seleção de Camarões não se classificou para a última Copa e pelo visto não vai se classificar para essa. Desde a morte do jogador Foe, que acabou falecendo em campo durante um jogo da própria seleção, o time parece ter perdido todo o brilho e interesse pelo futebol. Nem mesmo a grande estrela, o lendário Eto'o vem conseguindo apresentar futebol suficiente para classificar a equipe.

Já a seleção da Nigéria, depois de alguns momentos ruins, incluindo a não classificação para a última Copa (sendo que o seu grupo na Eliminatória da Copa de 2006 era fácil), parece estar renascendo das cinzas e voltou a apresentar um bom futebol. A equipe foi medalha de prata na última olimpíada, perdendo para a forte seleção argentina e depois de enfrentar algumas dificuldades aceitáveis na fase final das eliminatórias africanas, o time parece estar se acertando e deve brigar muito pela vaga com outro time que vem comendo pelas beiradas e sempre acaba se classificando. Estou falando da seleção da Tunísia, que desde 1998 vem se classificando para todas as copas. Ainda acho a seleção nigeriana muito mais forte e possivelmente deve desbancar os tunisianos. Mas ainda nada está decidido.

Se a Tunísia se classificar deve cair na primeira fase, se for a Nigéria, dependendo do grupo pode chegar até as Oitavas de Final e se vacilar belisca uma vaga nas Quartas de final também, mais que isso já pode ser considerado uma grande zebra.

A seleção de Gana vem mais uma vez mostrando força e contando com a sorte de cair em um grupo razoavelmente fácil, está com um pé na Copa de 2010. Mas deve repetir o mesmo desempenho de 2006.

Agora mais uma vez poderemos ter algumas surpresas, entre elas a seleção do Gabão, por enquanto vem desbancando a desanimada seleção camaronesa e aparentemente apresentando um bom futebol. Pode ser uma grata surpresa nessa Copa a nível de Senegal em 2002 ou Camarões em 1990.

A Argélia, em menos proporção, vem sendo outra surpresa, já que vem desbancando a ex favorita seleção do Egito, que ultimamente apresentou um futebol bem abaixo das expectativas. Incluindo os jogos contra Brasil e Itália na Copa das Confederações onde mostrou muita raça e superação, mas um futebol tecnicamente bem regular.

Vale ressaltar o desempenho da seleção de Burkina Faso, que teve o azar de cair no grupo da Costa do Marfim. Se esse time estivesse em qualquer outro grupo se classificaria facilmente para a Copa e teria um grande sucesso no torneio. Pois apresentou um futebol de grande qualidade e bateu de frente com a seleção de Drogba, apesar de não conseguir supera-la. Infelzimente a Copa deve ficar sem uma seleção que mostraria um certo brilho e que com certeza agradaria muita gente. Burkina Faso é a segunda melhor seleção africana atualmente.

No meu ponto de vista os classificados dos grupos africanos serão os seguintes:

Grupo A
Gabão (surpresa!)

Grupo B
Nigéria
A Tunísia até pode se classificar no lugar da Nigéria, mas acho difícil.

Grupo C
Argélia
O Egito até pode se classificar no lugar da Argélia, mas acho quase impossível

Grupo D
Gana

Grupo E
Costa do Marfim
A seleção de Burkina Faso, mesmo com um bom futebol, vai ter que esperar a Copa de 2014 no Brasil.

Grandes zebras negativas ficam por conta de Camarões, Egito, Marrocos (não que eu esperasse uma classificação deles, mas a lanterna do grupo está sendo espantoso).
E até mesmo a Angola é uma zebra negativa, já que acabou sendo desclassificada na fase anterior.

Próximo post, CONMEBOL E CONCACAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário