quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Arca de Noé, Escola, Gematria, O Louco, Chokmah

De acordo com a narrativa do Antigo Testamento, Deus, vendo a maldade dos homens, decide inundar a Terra. Noé, um homem justo, recebe a ordem divina para construir uma grande arca e levar para dentro dela sua família e um par de cada espécie de animal. Após 40 dias e 40 noites de chuva, as águas cobrem a Terra, mas a arca permanece intacta. Ao final do dilúvio, a arca encalha no Monte Ararat, e Noé, sua família e os animais saem para repovoar a Terra.

Na Gematria Hebráica, o leitor é levado a intepretação oculta de que a Arca é uma escola. Noé construiu essa Escola para proteger os alunos da ignorância.

A Arca como Escola: Um Refúgio do Conhecimento
Proteção contra a ignorância: Assim como a Arca guardou as espécies durante o Dilúvio, a escola oferece um espaço seguro para a busca do conhecimento, protegendo seus alunos da "inundação" da ignorância e da desinformação. O conhecimento é transmitido: A escola, assim como a Arca, tem a função de transmitir o conhecimento de uma geração para outra.

Fraternidade: Os animais na Arca representam a fraternidade na vida. Na escola, isso se manifesta através de ideias e perspectivas que coexistem e se enriquecem mutuamente. A escola acolhe alunos de diferentes origens e culturas.

Missão: Tanto a Arca quanto a escola têm uma missão: preservar e propagar a vida, no caso da Arca, e o conhecimento, no caso da escola. Ambas são vistas como refúgios e centros de regeneração. São espaços onde se constrói o futuro. São símbolos de esperança e transformação.

O Dilúvio como Ignorância: Um Desafio a Ser Superado
A inundação do conhecimento: A ignorância pode ser comparada a uma inundação que ameaça submergir o conhecimento e a razão. A escola, como um farol, busca iluminar as trevas da ignorância.

A necessidade de transformação: O Dilúvio representa uma catástrofe que exige uma mudança radical. A escola também busca transformar seus alunos, equipando-as com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mundo e construir um futuro melhor.

A Arca como um microcosmo: A Arca pode ser vista como um microcosmo da sociedade, onde diferentes grupos convivem em um espaço limitado. A escola, da mesma forma, é um microcosmo da sociedade, reunindo na medida do possível, pessoas de diferentes origens e culturas.

Por que "escola" seria mais adequado que universidade?

Contexto histórico: Na época em que a história da Arca de Noé foi escrita, a noção de "universidade" como a conhecemos hoje era inexistente. As instituições de ensino eram mais simples e voltadas para a transmissão de conhecimentos básicos, como leitura, escrita e habilidades práticas.
Objetivo da Arca: A Arca tinha como objetivo principal preservar as habilidades e conhecimentos essenciais para a sobrevivência da humanidade após o dilúvio. Essa função se assemelha mais ao papel de uma escola básica do que de uma universidade.

Alcance do conhecimento: O conhecimento disponível naquela época era limitado e fragmentado. A Arca não era um centro de pesquisa e produção de conhecimento, mas sim um depósito de sabedoria tradicional.

 Noé como o Louco (Aleph): Um Novo Começo

A Jornada Iniciática: Tanto Noé quanto o Louco representam uma jornada iniciática, o sopro divino, uma ruptura com o passado e um mergulho no desconhecido. A construção da Arca ou a Escola, pode ser vista como um ato de loucura, desafiando as convenções e preparando-se para um futuro incerto.
A Fé como Guia: Ambos são guiados por uma fé inabalável, mesmo diante da incompreensão dos outros. Noé acredita na profecia divina, enquanto o Louco confia em sua intuição e em um propósito superior.

O Abandono: Ao embarcar na Arca, Noé abandona o mundo antigo, assim como o Louco abandona suas certezas para se aventurar em um novo caminho.

Chokmah e a Sabedoria Divina

A Fonte da Criação: Chokmah, a segunda sephirot na Árvore da Vida da Cabala, representa a sabedoria divina, a fonte de toda a criação. A sabedoria de Noé em construir a Arca ou a Escola, pode ser vista como uma manifestação dessa sabedoria divina, uma expressão da inteligência cósmica.
O Conhecimento Escondido: A sabedoria divina é frequentemente associada a um conhecimento oculto, acessível apenas aos iniciados. A construção da Arca e a preservação da vida podem ser vistas como um ato de revelação desse conhecimento secreto.

O Novo Começo: Chokmah está ligado ao princípio da criação e ao início de novos ciclos. A Arca, como um veículo de renovação e recomeço, se conecta diretamente a esse aspecto da sephirot.
A Intersecção entre Noé, o Louco e Chokmah

Ao conectar esses três elementos, podemos construir uma narrativa rica e simbólica:
Noé, como o Louco, representa a humanidade em busca de um novo começo.

Chokmah, a sabedoria divina, guia Noé em sua jornada. Chokmah, Netuno, Poseidon....

A Arca é a expressão concreta dessa sabedoria, um veículo de transformação e renovação.

A natureza cíclica da existência: O dilúvio representa um fim e um começo, um ciclo de destruição e renovação.

A importância da fé e da intuição: Noé e o Louco nos ensinam a confiar em nossa intuição e a seguir nossa fé, mesmo quando o caminho é incerto.

A sabedoria como força transformadora: A sabedoria divina, representada por Chokmah, tem o poder de transformar o mundo e criar novas possibilidades. Assim como uma escola para um aluno.
Em resumo, ao conectar Noé, o Louco e Chokmah, podemos construir uma narrativa profunda e simbólica que transcende a história bíblica e nos convida a refletir sobre a natureza da existência, o papel da sabedoria e a importância de seguir nossa intuição.  

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