quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Filmes para ver antes de morrer: Revenge of the Nerds



Comédia: 90 min.

Direção: Jeff Kanew

Roteiro: Tim Metcalfe

Estrelando: Robert Carradine, Anthony Edwards, Ted McGinley, Curtis Armstrong, Julia Montgomery, John Goodman.

Lendário filme trash dos anos 80, A Revanche dos Nerds, parte 1, debutou nas salas de cinema dos EUA em 1984.

Uma história de Tim Metcalfe, dirigido por Jeff Kanew , A Revanche dos Nerds mostra o cotidiano de um campus universitário dominado pelos jogadores veteranos que abusam dos calouros nerds que tentam conquistar seu espaço como qualquer outro aluno. Mas o caminho não será fácil principalmente para os protagonistas do filme.

Robert Carradine é Lewis Skolnick, um nerd que ingressou na faculdade para estudar ciências da computação junto com seu amigo Gilbert Lowe, interpretado por Anthony Edwars (ER).

Os dois passam a acreditar que faculdade será uma fase onde vão possuir grande status, realizar vários sonhos e que não enfrentarão os problemas típicos da adolescência, pois agora são verdadeiros adultos. Mas logo nos primeiros momentos no campus eles já sofrem com as dificuldades impostas pelos Jocks (populares jogadores e praticantes de esportes que fazem sucesso com as cheerleaders).

Liderados por Stan Gable (Ted McGinley – Married with Children) a turma dos jogadores fazem parte de uma fraternidade, os Alpha Betas e eles basicamente comandam tudo pelo Campus. Inclusive eles acabam expulsando os novatos das suas acomodações e faz com que eles tenham que dormir no Ginásio do campus.

Somente os novatos mais populares conseguiram lugar para se acomodar, por serem jogadores e iniciados em alguma fraternidade, porém os nerds e o pessoal estrangeiro ou diferente da faculdade logo encontram se totalmente abandonados pela instituição.
Lewis e Gilbert até tentam entrar para a fraternidade dos Alpha Betas, mas acabam sendo sacaneados por Stan Gable e sua trupe.

Então, Lewis e Gilbert resolvem se juntar aos outros renegados, e reformar uma casa antiga para usar de abrigo durante a estadia na faculdade. Mesmo assim Stan Gable continua fazendo da vida de todos os nerds um verdadeiro inferno.

O filme é recheado de clichês que com o tempo se tornaram típicos dos filmes de adolescentes. Mas este filme com certeza foi um grande marco, por retratarem as figuras dos nerds, mais fragilizados e estranhos que o normal, até então. Pois o nerd era retratado, no máximo, como o cara que nunca transou e tinha dificuldades de relacionamento.

Mas muitos elementos típicos são encontrados no filme, como por exemplo, a primeira transa, festa regadas por bebidas e entorpecentes, o estrangeiro esquisito, o cara afeminado, o cara escatológico, o técnico de futebol americano durão (John Goodman), as gincanas e o nerd que se dá bem com a cheerleader gostosa.

O filme passa uma mensagem bem legal, mostrando que qualquer um é capaz de ter sucesso na vida independente do seu gosto ou estilo. Todo ser humano tem o mesmo direito que o próximo. Basta querer e lutar pela sua verdadeira vontade.

Outro ponto interessante é a trilha sonora do filme que, na minha opinião, é excelente. Entre eles encontramos músicas muito marcantes como a faixa título Revenge of the Nerds, da banda The Rubinoos que teve um certo sucesso na época.

Outro destaque vai para o riff new wave da faixa They’re so Incredible que eles usam durante o rap dos nerds no festival de música na final da Gincana. Tenho certeza que mesmo quem nunca viu o filme (existe alguém?) conhece esse riff característico. Além disso, temos um hard rock bem legal, “Don’t Talk” feito pela banda The Ya Ya, liderada, na época, pelo guitarrista Lea Hart, que nada mais é que o empresário (ex?) de Paul Dianno, ex vocalista do Iron Maiden.

Enfim, vale à pena conferir o filme, que é O grande clássico dos filmes de adolescentes de todos os tempos. Ele consegue ser trash e genial ao mesmo tempo. E a trilha sonora também merece ser conferida.

PS: Na versão dublada para o português, que eu costumava assistir, os novatos renegados não eram chamados de nerds e sim de....CALOUROS!!!

Clássico!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário