quarta-feira, 5 de julho de 2023

Libertadores 2023 - Fase Final

Hoje foi sorteado o chaveamento do mata-mata da Libertadores de 2023

 

Ficaram definidos os seguintes duelos:

 

Racing x Nacional de Medellin

Nacional (URU) x Boca Juniors

Independiente Del Valle x Deportivo Pereira

Palmeiras x Atlético Mineiro

Athlético Paranaense x Bolivar

Inter x River Plate

Fluminense x Argentinos Juniors

Olimpia x Flamengo

 

Acredito que dos classificados errei apenas o 2º colocado do grupo do Palmeiras, onde apontei que Barcelona do Equador e Cerro Portenho brigariam pela segunda vaga. Acabaram brigando pela vaga na sul-americana. O Bolívar fez uma grande campanha e surpreendeu muita gente. Tinha dúvidas também sobre a disputa da 2ª vaga entre Argentinos Juniors ou Corinthians. Classificou o time argentino.

 

Sobre o mata-mata, teremos jogos bem interessantes.

 

Destaque para Palmeiras e Atlético Mineiro, que se encontram pelo terceiro ano seguido em mata-mata desta competição. Inter x River Plate, Nacional x Boca Juniors e Olimpia x Flamengo, duelos envolvendo equipes bem tradicionais na Libertadores.

 

Para a próxima fase acredito que Racing, Boca Juniors e Independiente Del Valle devem se classificar com certa tranquilidade.

 

Palmeiras x Atlético Mineiro farão um duelo muito equilibrado, será decidido nos mínimos detalhes. Ainda assim, acho que o Palmeiras tem uma ligeira vantagem, devido o grande entrosamento da equipe. Coisa que o novo técnico do Galo, o experiente Felipão, ainda não encontrou na equipe mineira.

 

Depois disso, nesse chaveamento o Palmeiras é o favorito para chegar na final.

 

No outro chaveamento o Athletico Paranaense deve passar sem dificuldades pelo Bolívar

 

Inter e River Plate também farão um duelo bem equilibrado. A equipe de Porto Alegre tem dois reforços de peso, o equatoriano Enner Valencia e o volante chileno Charels Aranguiz, que está de volta ao Beira-Rio. O fato do Inter decidir a segunda partida em casa, dá uma pequena vantagem ao Colorado. E o River não é nenhum bicho papão como dizem por aí. Nessa temporada, mostrou qualidade apenas no campeonato argentino...

 

Fluminense, que conta com Fernando Diniz, técnico que dividirá suas atenções com o tricolor e com o comando da seleção brasileira, não vive um bom momento, apesar da boa fase de grupos, inclusive chegando a golear por 5 x 1 o River Plate. O Argentino Juniors pode surpreender o tricolor carioca. Potencial zebra das oitavas de final dessa Libertadores.

 

Flamengo de Sampaoli enfrenta a tradicional equipe do Olímpia do Paraguai. O rubro-negro tem oscilado muito nessa temporada. Mescla grandes partidas com jogos onde o time entra em campo de maneira extremamente sonolenta. Se o Flamengo passar, deve chegar na final da competição. Mas acredito que a possibilidade do Flamengo tropeçar contra o Olímpia é razoavelmente grande.  O time paraguaio é muito tradicional nessa competição e decide o segundo jogo em casa.

 

Caso o Flamengo não passe para as quartas de final, Inter ou Athletico Paranaense devem chegar na final da competição. No hipotético duelo envolvendo essas duas equipes, ainda vejo o Inter com uma pequena vantagem.

 

Diante desses prognósticos já posso garantir que a probabilidade da final da Libertadores envolver duas equipes brasileiras, pelo quarto ano consecutivo, é muito grande. Vamos aguardar!


quarta-feira, 29 de março de 2023

Libertadores da América 2023 - Projeções da fase de grupos

 

 Semana que vem começa mais uma edição da Libertadores da América. Maior torneio continental da América do Sul.

 

Vou falar um pouco aqui sobre os participantes e quem serão os possíveis classificados de cada grupo para o mata-mata da Libertadores de 2023. Na minha opinião, é claro.

 

Grupo A  (Flamengo, Racing, Aucas, Nublense)

 

No grupo A, o grande favorito é o time do Flamengo, que além de ser o atual campeão, tem ainda um dos melhores elencos da América do Sul, destaques para o atacante Pedro, o meia uruguaio De Arrascaeta e até mesmo Bruno Henrique, ótimo atacante, que deve voltar a jogar pelo time, neste semestre, após uma grave lesão. O ponto baixo do time carioca é o técnico Vitor Pereira. Que não vem fazendo um grande trabalho, não goza de muito prestígio com a torcida rubro-negra e vive um período de grande indefinição sobre a continuidade do seu trabalho. Vai depender dos resultados das finais do campeonato carioca contra o Fluminense. A defesa também não é grande coisa, vide David Luiz. Deve se classificar com tranquilidade

 

Sobre os outros times, o Racing da Argentina conta com o quase ex-jogador Paolo Guerrero, no banco de reservas, mas que incrivelmente vem entrando no segundo tempo dos jogos e marcando alguns gols. Destaque também para o meia paraguaio, Matias Rojas. O time vem sendo bem treinado por Fernando Gago e está brigando nas primeiras posições do campeonato argentino. Candidato a outra vaga para a próxima fase.

 

O Aucas é o atual campeão equatoriano, tem tradição a nível local, sendo inclusive o maior ríval da LDU de Quito. Mas no geral, é um time mediano, com zero tradição internacional,  que já até perdeu algumas peças importantes do título nacional, do ano passado. Vai surgir como azarão e deve ficar em terceiro e pegar a vaga da sul-americana.

 

Nublense do Chile, é estreante na Libertadores. Não possui nenhuma tradição. Considerando a participação dos clubes chilenos nas últimas edições de todos os torneios continentais (incluindo o de seleções) esse time não deve apresentar qualquer tipo de ameaça para seus adversários.

 

Deve passar: Flamengo e Racing

 

 

Grupo B (Internacional de Porto Alegre, Nacional do Uruguay, Metropolitanos, Independiente de Medellín)

 

No grupo B, o Inter de Porto Alegre treinado pelo experiente Mano Menezes, foi eliminado nas semi-finais do Campeonato Gaúcho pelo Caxias (time da série D). Fica difícil de acreditar que o time colorado vai muito longe na Libertadores. Mesmo com a possibilidade da vinda do bom atacante equatoriano Enner Valencia, que vive a melhor fase da carreira e se destacou positivamente na última Copa do Mundo no Qatar. O time deve se classificar para a próxima fase, porque o grupo não é dos mais fortes.

 

O Nacional do Uruguay é o time mais preparado desse grupo. Certo que eles demitiram o técnico argentino Ricardo Zielinski (que fez ótima campanha pelo Estudiantes de La Plata, na Libertadores do ano passado), após poucos jogos irregulares pelo campeonato local. Mesmo assim, nunca é fácil jogar contra eles em Montevideo. Deve se classificar sem problemas.

 

Lembrando que Inter e Nacional já disputaram uma final da Libertadores em 1980.

 

Metropolitanos da Venezuela é o bonus round do grupo. Completamente inofensivo.

 

Independiente de Medellín, deve ficar com a vaga da sulamericana. Destaque para o goleador argentino Luciano Pons e só.

 

Deve passar: Nacional e Inter

 

 

Grupo C (Palmeiras, Barcelona de Guayaquil, Bolívar, Cerro Porteno)

 

No grupo C, o Palmeiras entra como o grande favorito, não só do grupo como da competição. Time palmeirense que nas últimas 3 edições, ganhou 2 e chegou nas semi-finais no ano passado. Equipe continua muito bem treinada pelo português Abel Ferreira e segue mantendo a ótima base dos últimos anos, que mesmo perdendo um ou outro jogador possuí ótimas peças de reposição. No elenco atual, destaques para o meia Rafael Veiga, os atacantes Dudu e Rony e o zagueiro Gustavo Gomez. Isso sem contar com o Weverton, simplesmente o melhor goleiro em atividade no Brasil.

 

O bom time do Barcelona do Equador, treinado por Fabian Bustos ex-Santos, leva uma ligeira vantagem para a disputa da segunda vaga com o Cerro Porteno, por estar um pouco mais acostumado a atuar em cidades com altitudes. Normalmente, times brasileiros, argentinos uruguaios e paraguaios costumam sentir o baque de atuar em La Paz, cidade onde atua o fraco time do Bolívar. Mesmo sendo o atual campeão boliviano, o time deve levar alguma vantagem apenas em seus domínios.

 

Cerro Porteno, eliminou o time do Fortaleza na Pré Libertadores. Tem algumas peças interessantes no elenco, como os atacantes argentinos Aquino e Churín. O time está no mesmo nível da equipe equatoriana. A disputa vai ser muito boa e talvez o fator altitude defina o segundo classificado.

 

Deve passar: Palmeiras. Barcelona e Cerro Porteno brigam pela 2ª vaga

 

 

Grupo D (River Plate, Fluminense, The Strongest, Sporting Cristal)

 

No grupo D, o River Plate, depois de quase uma década, entra com outro técnico no comando da equipa. Marcelo Gallardo encerrou seu vitorioso ciclo no final do ano passado. Depois de alcançar 2 títulos, 3 finais e 5 semi-finais de Libertadores. O time segue se renovando com o novo treinador, Demichelis e conta com algumas peças interessantes no setor ofensivo como o ex palmeirense Miguel Borja, o experiente atacante venezuelano Rondón e o jovem destaque Lucas Beltrán. Ainda conta com o experiente goleiro Armani, volante Enzo Perez entre outros remanescentes da era Gallardo. Favorito para se classificar para a próxima fase, mesmo em clima de renovação.

 

Fluminense, conta com o ótimo trabalho de Fernando Diniz, que montou uma equipe competitiva e ofensiva e que conta com (muitos) gols do argentino German Cano e com a qualidade do Keno, como segundo atacante. O grupo não é fácil para o tricolor das Laranjeiras, mas ainda assim deve ser a outra equipe classificada.

 

Sporting Cristal está mostrando alguma qualidade, principalmente pelo fato de ser treinado atualmente pelo brasileiro Tiago Nunes, que fez um excelente trabalho no Athletico Paranaense, porém o time não deve incomodar brasileiros e argentinos, a ponto de desclassificar essas equipes. Vai para a sul-americana

 

The Strongest conta com a altitude de La Paz. E só.

 

Deve passar River Plate e Fluminense

 

 

Grupo E (Independiente Del Valle, Corinthians, Argentino Juniors, Liverpool do Uruguay)

 

No grupo E, o time equatoriano do Independiente Del Valle, chega com o peso de ser o atual campeão da sul-americana e de ter vencido o poderoso time do Flamengo na Recopa. A equipe tem uma ótima estrutura e tem mostrado eficiência em revelar jovens promessas. Tudo isso mesclado a experientes jogadores argentinos, que eram praticamente desconhecidos em sua terra natal, mas que obtiveram grande destaque no time equatoriano. Deve se classificar para a próxima fase.

 

De resto, o grupo é equilibrado. Corinthians está um pouco melhor esse ano, mas isso não evita a possibilidade do time passar por alguns sustos na fase de grupos novamente (alguém lembra do Always Ready?). Com um agravante, o mesmo não é dos mais simples e o treinador Fernando Lázaro não é muito experiente. Mas, o time conta com algumas peças interessantes no elenco como o volante argentino Fausto Vera, atacante Roger Guedes e o sempre eficiente Renato Augusto.

 

O time do Argentino Juniors, conta com base semelhante a do ano passado, onde fez um bom campeonato argentino. Atualmente o time está no meio da tabela do campeonato local. Costuma incomodar seus adversários, quando joga em casa.

 

O Liverpool do Uruguay, tem como destaque o meia/volante Fabricio Diaz, que se destacou de maneira muito positiva no campeonato sul-americano sub 20, pela seleção uruguaia. Porém o jogador é cobiçado por times brasileiros, como o Palmeiras e o Flamengo.

 

Deve passar Independiente Del Valle. Corinthians e Argentino Juniors brigam pela 2ª vaga

 

 

Grupo F (Boca Juniors, Colo-Colo, Monágas, Deportivo Pereira)

 

No grupo F, o tradicional time do Boca Juniors, entra como o favorito do grupo. Porém, essa equipe costuma crescer mesmo durante as fases eliminatórias. Costuma ser nesse momento que o Boca mostra sua grandeza. No início dessa semana, a equipe do Boca demitiu o técnico Hugo Ibarra e agora segue em busca de um subistituto no mercado. Dizem que Tata Martino (ex-Barcelona e ex-Newells Old Boys) deve ser o novo treinador. Vamos aguardar.

 

O elenco do Boca é Ok, na medida do possível. Destaques para o goleador Benedetto, que fez estragos nos adversários, na Libertadores de 2018, o ex-palmeirense Merentiel, que apesar de ser reserva, quando entrou em campo, deu conta do recado, marcando alguns gols importantes e os bons jogadores (nível sul-americano) Frank Fabra, Marco Rojo e Oscar Romero. Está no meio da tabela do campeonato argentino, atualmente. Mas obviamente que tudo muda em um piscar de olhos, no início da temporada.

 

Colo-Colo, time de Gustavo Quinteros, atual campeão chileno, não vem fazendo bons jogos nessa temporada. Contratou Matias De Los Santos, defensor que atuou no Veléz Sarsfield semi-finalista da última edição da Libertadores, que foi goleado em casa pelo Flamengo. Difícil apontar um destaque. O atacante Leandro Banegas ou os ex-vascaínos Gil e Palacios? Difícil de acreditar nessa equipe.

 

Deportivo Pereira é a surpresa colombiana até aqui. O time venceu o Torneo Finalizacion 2022, espécie de 2º turno do Campeonato Colombiano. A equipe que passou boa parte da última década nas divisões inferiores e agora emergiu com grande destaque em nível local. Vai surpreender muita gente!

 

Monágas, outro bonus round venezuelano nessa Libertadores.

 

Deve passar: Boca Juniors e Deportivo Pereira

 

 

Grupo G (Athletico Paranaense, Libertad, Alianza Lima, Atlético Mineiro)

 

No grupo G, destaque para os dois atléticos do Brasil. O furacão segue fazendo um trabalho excelente e organizado que vem rendendo muitos frutos, como 2 sul-americanas, uma Copa do Brasil e foi finalista da última  Libertadores. Perdendo de 1 x 0 para o Flamengo. Felipão, treinador do time na última temporada, segue como diretor de futebol da equipe. Paulo Turra, seu ex-assistente, é o atual treinador. Time manteve a mesma base do último ano. Destaque para o jovem atacante Vitor Roque. Time já está na final do campeonato paranaense e tem, até aqui, o melhor aproveitamento dos times da Série A, no Brasil. O furacão vai longe!

 

O Atlético Mineiro, treinado pelo Chacho Coudet, depois de uma passagem pelo Celta de Vigo, o argentino volta para o Brasil, buscando resgatar o bom futebol do Galo, que ficou meio escondido no ano passado, apesar do bom elenco. Destaques para o atacante Hulk, o meia Zaracho, o volante Edenílson (ex-Inter) e o veloz Pavón (ex-Boca) Time deve passar de fase.

 

O Libertad do Paraguay conta com jogadores experientes, no caso experientes até demais. Muitos jogadores como Oscar Cardozo e Martin Silva, que já passaram dos 40 anos. E vários outros jogadores que estão na faixa dos 30 anos. Será que o time vai ter fôlego para passar de fase?!

 

A sorte dos paraguaios é que apesar do Alianza Lima se destacar positivalmente no futebol local do Perú, a nível internacional seus adversários o chamam de “Alianza Risa”, pois a equipe não vence um jogo na Libertadores desde 2012, sendo a maior seca de vitórias da história da competição. Difícil acreditar que o cenário vai mudar, mesmo com a equipe contando com atletas experientes como Barcos (ex-Palmeiras e Grêmio) e Cueva (ex-São Paulo e Santos)

 

Deve passar: Os 2 brasileiros

 

Grupo H ( Olímpia, Nacional de Medellín, Melgar, Patronato)

 

Olímpia e Nacional de Medellín, disputaram a final de 1989 da Libertadores. Porém, estão muito longe de ter a qualidade daqueles times do fim dos anos 80, início dos anos 90. Ainda assim, devem se classificar para a próxima fase. O Nacional de Medellín conta com o brasileiro Paulo Autuori como treinador, porém, o mesmo não é muito querido pela torcida colombiana. Em campo, o destaque fica para a experiente dupla de ataaque, Duque e Pabón.

 

O Olímpia conta com o experiente treinador uruguaio Diego Aguirre, porém teve uma baixa importante no ataque, que foi a lesão de Derlis Gonzalez, que fica fora de combate no primeiro semestre.

 

O clube peruano Melgar, foi semifinalista da última sul-americana. Mas, a equipe não representa grande perigo. Difícil acreditar que o time vai muito longe. Deve pegar a vaga da Sul-americana

 

Patronato disputa a segunda divisão do campeonato argentino. Se classificou, porque venceu a Copa Argentina. Não deve dar trabalho aos seus adversários.

 

Deve passar: Nacional de Medellín e Olímpia

 

Após o término da fase de grupos, volto para comentar sobre o mata-mata e refletir sobre os acertos e até mesmo erros de minhas projeções.

 

Até lá!