quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Roque Santeiro e a Política brasileira

Durante a reprise que está ocorrendo da antiga novela Roque Santeiro na TV a cabo, notei semelhanças marcantes de alguns personagens com elementos da política brasileira. Resolvi fazer uma pequena lista, apontando algumas delas.


Sinhozinho Malta - É o José Sarney. Coronel centenário. Está no poder desde sempre e ninguém sabe o porque. Parece que todo mundo tem o rabo preso com ele. Todos temem a figura do bigode imponente.


Prefeito Flô - Esse é o Lula. "Obedece" religiosamente as ordens do coronel para continuar com força política. Volta e meia ele é repreendido pela bancada conservadora.


Dona Pombinha e as beatas - Representam a ala conservadora e evangélica, que continua em ascensão aqui no país. Lutam pelo fim da liberdade sexual e de expressão e são à favor dos "bons costumes e a ordem" do país. Fazem tudo por uma sociedade reacionária, que deve se submeter as vontades dos pastores.


Professor Astromar - Esse é o Serra. Por interesses individuais, se juntou com a ala conservadora e evangélica. E com sua "fluência" verbal pensa que enrola todo mundo. No fim das contas, não passa de um vampiro (lobisomem) que não consegue a simpatia de ninguém.


Tânia Malta - Essa é a presidenta Dilma. Tem simpatia pela classe trabalhadora e por políticas de esquerda. Mas, quase sempre acaba obedecendo as vontades do Coronel. Vive complicando a vida dos ministros.


Zé das Medalhas - Não preciso nem citar nomes, mas existem vários tipos como ele. Praticam as piores maldades, sempre na calada da noite. Mentirosos, covardes, posam de vítimas e são falsos moralistas. Com certeza os piores tipos de vigaristas que existem por aqui.


Viúva Porcina - Essa EU TENHO MEDO, que apareça uma figura como ela na política brasileira. Seria o fim do mundo. Já pensou?!


Roque Santeiro - É o santo que todo brasileiro está esperando para descer aqui e acabar com toda a patifaria política no país.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Red Hot Chili Peppers - I'm With You (2011) - Review


Essa foi a primeira impressão que eu tive escutando o novo disco do Red Hot Chili Peppers, I’m With You, que será lançado mundialmente semana que vem.
Escrevi o review, faixa por faixa, enquanto escutava o disco pela primeira vez....sorry por qualquer erro no texto.


‎1 - Monarchy of Roses - A crítica "especializada" disse que essa era a faixa mais "dark" do disco......realmente a parte dos versos é um pouco, muuuito pouco....mas o refrão é extremamente alegre....orientado pelo baixo....quase Disco Music....o guitarrista novo parece ser bem ruinzinho, ele só faz ruídos!!


2 - Factory of Faith - Mais uma faixa orientada pelo baixo....o que é algo muito bom, já que o Flea é um dos melhores baixistas do mundo....e ele parece muito inspirado nesse álbum.....essa faixa lembra muito Talking Heads dos anos 70...gostei....mas o guitarrista continua fazendo ruídos....desconfio que ele não sabe tocar!!!


‎3 - Brendan's Death Song - Aqui o ritmo do disco cai bastante.....faixa começa de maneira bem calma, apenas com o ANthony Kiedis e um violão(?)......a música começa a crescer com baixo e bateria....algo meio progressivo....refrão comercial com melodia típica do RHCP....lembra o que eles vinham fazendo nos últimos anos!!


‎4 - Ethiopia - A parte instrumental lembra o começo da "Can't Stop", o vocal lembra algo meio jamaicano ou mesmo africano.....interessante....mais uma vez o baixo predomina


5 - Annie Wants a Baby - Mais um riff de baixo....das 5 faixas até agora, o baixo é o instrumento predominante em 4....Mas, ao contrário das anteriores, essa não me agradou muito


‎6 - Look Around - Legal!! Mais uma vez orientada pelo baixo e com uma levada meio inspirado na fase antiga da banda, com algum elemento moderno...o refrão é meio repetitivo, mas nada irritante...e ainda no final tem uma referência da faixa By the Way...uh ah kissing in a meeting!


7 - Adventures of Rain Dance Maggie - Esse é o primeiro single lançado para o disco....quem gosta da banda provavelmente já ouviu....com uma batida meio discotheque, chega a lembrar um pouco a Miss You, do Rolling Stones ou algo nessa linha


8 - Did I Let you Know - Bateria e levada da música bem latina, com direito a trompete.....pela primeira vez a guitarra tem destaque, ainda que sem muito peso ou relevância...tem uns vocais femininos no refrão


‎9 - Goodbye Hooray - Aparentemente a faixa mais pesada até aqui.....com um tempo bem complicado....solo de guitarra??? Não, de baixo mesmo....disco bem interessante até aqui, produção muito boa...Rick Rubin é foda!


10 - Happines Loves Company - Faixa orientado pelo piano....lembra Killer Queen!! Nas devidas proporções, claro!


11 - Police Station - Balada do disco, nada muito diferente das antigas deles


12 - Even you Brutus - Outra faixa orientado pelo piano.... as vezes ameaça ficar meio dramática, com o Anthony Kiedis voltando a cantar rap!


13 - Meet at the corner - Faixa bem tranquila, soa como jazz mais simplificado


14 - Dance Dance Dance - Última faixa.....música mais discotheque anos 70 do disco todo!!


Gostei do álbum...apesar do novo guitarrista ser bem fraco....e não supera o One Hot Minute, mas é melhor que muita coisa que eles fizeram!! Vale a pena escutar!!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pizza de Muçarela


Uma vez por semana eu e vários amigos e conhecidos, nos reuníamos para comer uma bela pizza de Muçarela, com uma bela MASSA grossa e legitimamente italiana.


A gente se reunia de noite, em uma velha casa abandonada. Toda lacrada, com altos fardos de grama, que provavelmente estão muitos anos sem ver um cortador. Muitos musgos, poça de água e várias peculiaridades materiais velhas e pequenos insetos, que nem o pessoal do Discovery Channel consegue identificar.


Eu e todos meus amigos apreciávamos aquela bela MASSA em clima de festa, com muitas piadas, alegrias e sabores novos.


Até que uma bela noite, descobrimos que a casa não estava mais abandonada. Uma família comprou a casa e todos juntos trabalhavam duro para deixar aquela velharia em ordem. Não preciso nem dizer que perdemos o nosso reduto de apreciação das apetitosas MASSAS italianas.


Precisávamos encontrar um novo lugar. Eis que a gente resolve comer a sagrada pizza semanal no condomínio de luxo de um dos conhecidos da turma da pizza.


Mas logo descobrimos que não era a mesma coisa. Várias pessoas indesejadas começaram a aparecer. Principalmente a molecada que passava o dia todo jogando bola. Esfomeados e sem um pingo de educação, atacavam nossas pizzas, sem misericórdia.


No meio de toda essa molecada suja, havia um mauricinho. Garoto almofadinha com a roupinha que a mamãe vestiu, gravatinha borboleta, todo engomadinho. Ele era educado e nunca atacava as nossas MASSAS, porém sempre acabava ganhando um pedaço.


Alguns anos se passaram, nossas reuniões gastronômicas continuaram aos trancos e barrancos e o Garoto Almofadinha se elegeu presidente da República. Ganhou com a maioria de votos, graças ao seu bom comportamento perante as MASSAS e todo o seu bom mocismo.


Eu, que não costumo votar, acabei descobrindo que devia 1 milhão para o governo federal, por não ter cumprido algumas regras governamentais e de cidadania básicas.


E agora?? O que eu devo fazer??? Pedir ajuda para o Presidente Almofadinha, que eu sempre dava um pedaço de pizza por dó?!


Que nada, perda de tempo!!


Prefiro ser um gênio odiado, do que um bronco queridinho pelas MASSAS.....


E lembrem-se, tudo começa e termina em pizza...Sem mais!

.